(Santana do Livramento, RS, 1948 – Porto Alegre, RS, 2015).
Foi escritor, jornalista, professor, diretor e redator de programas de TV e rádio.
Passou pelas redações de veículos como Diários Associados, Folha da Manhã, IstoÉ e Diário do Sul. Na Zero Hora, foi editor de cadernos, como Vida, Cultura, Segundo Caderno e Revista ZH por 10 anos.
Como escritor, ficou conhecido pela sua literatura infantil. Seu primeiro livro foi Um guri daltônico (1984). Várias de suas obras foram adaptadas para o teatro. Urbim também lecionou redação jornalística na PUCRS e foi diretor da rádio da UFRGS. Na RBS TV redigiu mais de uma centena de programas sobre a história do Rio Grande do Sul, como Os Farrapos, A Ferro e Fogo e Rio Grande do Sul: Um Século de História.
Recebeu prêmios como Troféu de Livro Infantil da Associação Gaúcha de Escritores e Prêmio Açorianos de Literatura. Ocupou a cadeira número 40 da Academia Rio-Grandense de Letras e em 2009 foi escolhido como Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Faleceu em 13 de fevereiro de 2015. Em seu acervo, podem ser consultados manuscritos, agendas, livros de sua biblioteca, cd-roms e objetos pessoais.