Composto por diversos materiais destinados ao ensino e à prática da leitura, este acervo tem um grande valor para a documentação da evolução do processo de ensino e aprendizagem no País. Encontram-se também preciosos marcos da história do Brasil e do uso da literatura.
Entre as diversas obras das quais se compõe o acervo encontram-se a Cartilha Maternal, idealizada por João de Deus, uma das primeiras publicadas no Brasil, e a Caminho Suave, de Branca Alves de Lima. Também encontram-se obras recentes, em sua maioria livros escolares, fazendo do acervo um vasto campo de observação das transformações da alfabetização ao longo do tempo. O material utilizado no MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) também integra o acervo
Entre as cartilhas de leitura e livros de teoria literária, também presentes na coleção, é possível e, por exemplo, a obra Através do Brasil de Olavo Bilac e Manuel Bonfim. Gramáticas antigas são outro setor da coleção que permitem observar um amplo panorama dos processos de ensino e suas modificações.
Neste acervo, é possível pesquisar em livros, folhetos e cartilhas de alfabetização de diferentes períodos do Brasil.