(Wiesbaden, Alemanha, 1878 – Porto Alegre, RS, 1952).
Nascido Theodor Alexander Josef Wiederspahn, foi arquiteto, engenheiro e construtor. Formado na Koenigliche Baugewebeschule de Idestein, iniciou a vida profissional na Alemanha construindo para uma firma de propriedade de seu pai. Onze obras suas sobreviveram às duas guerras e foram declaradas de interesse histórico-cultural. Quatro delas estão legalmente protegidas.
Em 1908, imigrou para o Brasil, fixando residência em Porto Alegre. Após passar pelo escritório de Engenharia Rudolf Ahrons, começou a trabalhar como autônomo, transformando-se em um dos arquitetos mais solicitados do estado. Foi o criador da primeira Escola de Artes e Ofícios (Gewerbeschule) e do primeiro Sindicato de Arquitetos e Construtores, ambos do Rio Grande do Sul. Entre suas principais obras em Porto Alegre estão: o Hotel Majestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana; o prédio da Delegacia Fiscal, hoje Museu de Artes do Rio Grande do Sul; a Agência Central de Correios e Telégrafos, hoje Memorial do Rio Grande do Sul; o Edifício Ely; a antiga Faculdade de Medicina da UFRGS; e a Cervejaria Brahma, hoje Shopping Total. No interior do RS, assina obras como filiais do Banco do Comércio em Santa Maria, Osório, São Francisco e Cruz Alta; Banco da Província em Cruz Alta; a fábrica Abramo Ebele, de Caxias do Sul; e o Leprosário de Viamão, entre outras.
Em seu acervo no Delfos, é possível encontrar manuscritos, correspondências, projetos de arquitetura, fotografias, livros de referência, mesa de desenho e objetos de trabalho.