(Alegrete, RS, 1934 – Porto Alegre, RS, 2015).
Nico Fagundes foi poeta, folclorista, historiador, compositor, ator, advogado, tradicionalista e apresentador de programa de televisão. Dedicou-se a pesquisar a formação, a identidade e os costumes típicos do Sul, temas que trabalhou em livros, canções e em sua atuação nos meios de comunicação.
Seu primeiro livro de versos chama-se Com a Lua na Garupa. Publicou também Ainda com a Lua na Garupa e Canto Alegretense. Canto alegretense é também o nome de sua canção mais famosa entre as 370 gravadas e regravadas por vários intérpretes e parceiros. Além de atuar na minissérie de tevê O tempo e o vento e em produções cinematográficas, Nico Fagundes se tornou uma figura notória no Rio Grande do Sul por ter apresentando por 30 anos o Galpão Crioulo, programa da RBS TV dedicado à música e à cultura gauchesca.
Em seu acervo no Delfos, é possível encontrar equipamento para montaria, lenço maragato original, antiga bandeira farroupilha, manuscritos, livros, material audiovisual, máquina de escrever eletrônica, vestimentas típicas gaúchas, correspondências, prêmios e homenagens.