Últimos dias para conferir exposição da artista Manu Raupp na Galeria Rua da Cultura
Galeria Rua da Cultura apresenta quatro obras inéditas da artista
Paineis da artista Manu Raupp instalados na Rua da Cultura
Os painéis da artista e designer gráfica Manu Raupp, que inauguraram a Galeria Rua da Cultura em março deste ano, estão em seus últimos dias de exposição. O público que circular pela Universidade ainda pode admirar as quatro obras, pensadas e executadas no formato digital especialmente para o espaço, localizado abaixo do deck da Rua da Cultura.
A exibição da artista foi a primeira de uma série que será realizada na Galeria Rua da Cultura ao longo do ano letivo. A ideia é que as exposições, dispostas em um local de ampla circulação, integrem o dia a dia dos colaboradores e da comunidade acadêmica, alimentando a imaginação das pessoas enquanto transitam pelo Campus da PUCRS. Para Manu Raupp, criar um espaço que leva arte para dentro da vida das pessoas, que não necessariamente têm esse contato em suas rotinas, é essencial. Segundo ela: “quando a arte vai até os lugares e não só a gente vai até ela, é uma maneira de aumentar a visibilidade do artista”.
Inspirações e referências
Manu Raupp
Os desenhos de Manu Raupp oscilam entre formas figurativas e abstratas. Em sua grande maioria, a artista apresenta um trabalho resultante de combinações livres. A “mão solta”, como ela gosta de se referir à liberdade de desenhar, segue traçados com influência de desenhos infantis e carrega uma trajetória marcada pelas cores e pela estética circense, área com a qual Manu se relacionou ao atuar como malabarista por dois anos.
Em poucas palavras, a artista explica sua paixão por seguir uma linha artística inspirada em desenhos infantis. Manu afirma: “A criança é mais livre. Ela não tem tantas amarras quanto um adulto, que, muitas vezes, se prende pelo medo de ‘não saber desenhar’ e desiste de criar.”
A execução das obras e o novo mural
Os quatro painéis da artista gaúcha apresentam desenhos carregados de cores intensas e formas livres. São interpretados por Manu como “cenários imaginários” e foram pensados especialmente para o Campus da PUCRS, com a intenção de trazer alegria para a Universidade. A ideia inicial para a criação das obras surgiu de forma livre: Manu escolheu a paleta de cores, pensou em padrões e texturas e enxergou as paisagens em seus desenhos. O resultado são imagens vibrantes, que convidam o olhar do público a diferentes interpretações.
Apesar do encerramento da exposição dos painéis de Manu Raupp na Galeria Rua da Cultura, a obra da artista segue presente no Campus da PUCRS através de um mural permanente no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura – localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS. A pintura da obra será feita ao longo da próxima semana (entre os dias 25 e 29 de julho) e poderá ser conferida por quem frequentar o local a partir de agosto.
O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço voltado para a criação artística e para a divulgação cultural no Campus da PUCRS. Você pode acessar a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.
Painel da artista Manu Raupp na Rua da Cultura da PUCRS
Painel da artista Manu Raupp na Rua da Cultura da PUCRS
Painel da artista Manu Raupp na Rua da Cultura da PUCRS
A artista Manu Raupp na Rua da Cultura da PUCRS