Salão de Atos sedia concerto que comemora 25 anos de Ramilonga
Em uma noite de milonga, Vitor Ramil incendeia mais de 1600 pessoas com a sua estética do frio.

Ramilonga: 25 anos / foto: Giordano Toldo, Ascom
No dia 7 de outubro, a PUCRS Cultura trouxe o show de Vitor Ramil com o premiado disco Ramilonga para um relançamento no aniversário de 25 anos da obra. O Salão de Atos Ir. Norberto Rauch vibrou com a presença eletrizante do cantor/compositor e a banda original do álbum, com exceção do baixista Nico Assumpção, falecido em 2001, que foi homenageado por seus pares durante o concerto.
Com uma sonoridade complexa e cheia de camadas, o álbum de Ramil junta referências da tradição poética sulina, linguagem gauchesca e empréstimos da cultura indiana e africana para criar uma miscelânea musical mitopoética, reimaginando o território do Sul e seus habitantes ao som da milonga. Como expressa no ensaio A Estética do Frio, o autor das canções emprega diversas técnicas literárias para recriar artisticamente uma cultura rio-grandense em torno do conceito de frio, que para ele, é o elemento que nos distingue como gaúchos e molda os contornos dos nossos costumes.
Junto do timbre único de Vitor Ramil, a banda formada por André Gomes no sitar, Alexandre Fonseca nas tablas e percussão, Roger Scarton no harmonium e Edu Martins no contrabaixo conjurou uma atmosfera inebriante, fazendo o público se emocionar e cantar junto das canções clássicas do disco. Ainda, ao fim do show, o cantor permaneceu na PUCRS por mais de três horas para autografar a edição especial de um caderno que celebra os 25 anos do álbum. Vendida no saguão do Salão de Atos, a publicação continha as composições originais das músicas, um CD remasterizado com uma música bônus, fotos e páginas em branco e quadriculadas dedicadas à escrita pessoal.
Compartilhando um espaço memorável junto de outros grandes eventos culturais sediados na PUCRS, o concerto de Vitor Ramil e banda se eterniza como uma noite histórica para a instituição.

foto: Giordano Toldo / Ascom

foto: Giordano Toldo / Ascom

foto: Giordano Toldo / Ascom