Retrospectiva: os destaques da PUCRS Cultura em 2024
Em seu sétimo ano de atuação, o Instituto de Cultura da PUCRS ofereceu uma programação diversa, em todas as linguagens artísticas
Plateia lotada em O Avesso da Pele, no 30º Porto Alegre em Cena, março de 2024 / foto: Giordano Toldo
165 é o número do total de atividades culturais que o Instituto de Cultura promoveu ou colaborou para a realização ao longo do ano de 2024. Foram muitas apresentações de teatro, dança, música, realizações de exposições e oficinas, entre outras ações, que alcançaram um público de 99.070 pessoas.
A programação do ano começou em março com a memorável temporada de O Avesso da Pele, espetáculo teatral baseado no romance de mesmo título de Jeferson Tenório. Fruto de uma parceria para a realização da segunda etapa do 30º Porto Alegre em Cena, a realização do espetáculo O Avesso da Pele teve 3 sessões lotadas no Salão de Atos da PUCRS, com a presença de Tenório, ações de contrapartida social que distribuíram convites para estudantes e professores de escolas públicas e público pagante. O 30º Porto Alegre em Cena também trouxe outros espetáculos marcantes para outros espaços culturais da cidade, como Brenda Lee e o Palácio das Princesas, no Theatro São Pedro, e a apresentação da África do Sul O Circo Preto da República Bantu, no Teatro Oficina Olga Reverbel.
Em abril, Serginho Moah fez o show de abertura da programação do Hemisfério Cultural, projeto criado pela parceria do Instituto de Cultura com o Instituto do Cérebro, para levar cultura e momentos de lazer para os profissionais e frequentadores do Campus da Saúde da Universidade. Além de Moah, Frank Solari, Mathias Pinto Trio, Luiza Barbosa, Hique Gomez, Carlittos Magallanes, Loma e Chão de Areia, Andrea Cavalheiro e Thedy Correa foram os artistas das 9 apresentações do projeto neste ano.
Com as enchentes de maio que paralisaram as atividades culturais em todo o Estado, a equipe do Instituto de Cultura atuou junto ao abrigo temporário que foi montado no Parque Esportivo da PUCRS, colaborando com 29 ações, entre elas, a realização de 21 sessões de cinema e cinco apresentações musicais para os abrigados.
O momento da retomada após as enchentes foi marcado pela continuidade de projetos e novidades como o Ressoa Música, uma parceria do Instituto de Cultura com a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. O lançamento do edital para selecionar projetos musicais de artistas da cidade e região recebeu 155 inscrições e selecionou três artistas/bandas para apresentações no Saguão da Famecos e gravações de podcasts conduzidos por estudantes de Comunicação da Universidade.
Outubro começou com a entrega do Mérito Cultural PUCRS para Tony Ramos, o grande homenageado do ano pela Universidade. O artista subiu ao palco do Salão de Atos da PUCRS com Denise Fraga e uma banda de cinco musicistas para quatro apresentações lotadas da peça O que só sabemos juntos. Na noite de estreia, ao final do espetáculo, o Reitor Ir. Evilázio Teixeira entregou a honraria ao artista, que possui mais de 80 participações em novelas e programas de TV, esteve no elenco de 18 filmes e 14 peças de teatro. Em novembro, a paisagem do Campus ganhou mais uma obra de arte pelo projeto Galeria a Céu Aberto, criado pelo artista Tio Trampo.
Entre março e dezembro, outros importantes projetos aconteceram: o Ateliê PUCRS Cultura mobilizou 1.501 pessoas ao longo do ano que participaram de 35 atividades, entre oficinas, laboratórios e saraus, que envolveram práticas artísticas como desenho, pintura, teatro e dança. Três projetos propostos por estudantes de diferentes cursos foram realizados através do Edital Cultura no Campus. O Coral da PUCRS realizou 16 apresentações durante o ano, com destaque para a participação do Coro de Câmara no Festival Aparcanto – 35 anos, realizado no Uruguai, no Salón Azul de la Intendencia de Montevideu, sendo essa a primeira viagem internacional do grupo. Outro destaque do Coral foram as participações em concertos, como a 9ª Sinfonia de Beethoven, em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que levou mais de três mil pessoas ao Santuário Padre Reus, em São Leopoldo.
Muitos artistas gaúchos e nacionais passaram pelos palcos do Campus da PUCRS neste ano. O espetáculo Peixes se apresentou três vezes no Teatro da PUCRS, através do Fumproarte, em setembro, e do 31º Porto Alegre em Cena que aconteceu em novembro e dezembro, promovendo mais de 70 espetáculos de grupos gaúchos. O Teatro da PUCRS também recebeu os espetáculos Echos – ressonâncias da violência contra a mulher e Contos Coreográficos para dois Rinocerontes – e você ainda dança?. Vitor Ramil apresentou o show de lançamento de seu novo disco Mantra Concreto e a série de bate-papos Ato Criativo trouxe os artistas Gregório Duvivier, Irene Ravache, Tiago Lacerda e Clarice Falcão para falarem de suas trajetórias e processos criativos.
Após um ano vibrante, repleto de arte e de experiências que marcaram nossa agenda, o compromisso com o acesso à cultura continua e 2025 já está sendo programado com uma agenda diversificada de eventos que começa em março. Convidamos vocês a continuar fazendo parte dessa jornada, participando das atividades e acompanhando a programação pelas nossas redes sociais e páginas oficiais. Nos encontramos em breve para mais um ciclo de realizações culturais, repleto de criatividade.