Resultados da pesquisa sobre profissionais da cultura afetados pelas enchentes são divulgados
A iniciativa teve 1357 profissionais da cultura residentes no estado que responderam a enquete até o dia 15 de maio
Porto Alegre, RS, Brasil – 04/05/2024 – Defesa Civil Teatro Renascença ponto de triagem e encaminhamento das vítimas da enchente. Fotos: Julio Ferreira/ PMPA
Grupo Matinal Jornalismo, Voz Cultural, Festipoa Literária e Instituto de Cultura da PUCRS, com apoio do Comitê Liberart RS – Programa Nacional dos Comitês de Cultura, Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS e Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, lançaram no dia 8 de maio uma enquete direcionada aos profissionais da cultura norteada pela pergunta “Como o teu trabalho foi afetado pelas enchentes?”. O objetivo da pesquisa é mapear os problemas causados pelas enchentes aos profissionais do setor cultural do estado. O intuito é que os resultados da pesquisa auxiliem no desenvolvimento de projetos culturais e políticas de recuperação para o setor.
Os 1357 profissionais que responderam a pesquisam encontram-se em 59 municípios gaúchos. Entre os respondentes, 81,7% têm a cultura como sua única fonte de renda. 99,3% dos participantes responderam que suas atividades foram de alguma forma prejudicadas pela crise climática. Produtor cultural à frente da Voz Cultural, Vitor Ortiz explica que os resultados prévios foram compartilhados com o Ministério da Cultura para auxiliar o governo a avaliar quais medidas são mais adequadas às necessidades apontadas. “A pesquisa também contém muitas sugestões de iniciativas no âmbito federal, estadual e municipal que podem socorrer a cultura neste contexto da enchente”, avalia.
Entre as áreas de atuação mencionadas, a maior representatividade é do setor musical, com 24,7%, seguido por artes cênicas (11,5%), profissionais que fazem gestão, produção ou empresariado cultural (8,7%) e artes visuais e audiovisual (cerca de 6%). Outras áreas também citadas foram: livro e literatura; culturas populares; pontos de cultura; museu, memória e patrimônio cultural; circo; carnaval; artesanato; dança; e outros.
Os dados completos da pesquisa atualizados até o dia 15 de maio estão disponíveis para consulta aqui: relatório.
A pesquisa segue aberta recebendo respostas até o dia 19 de maio.