Mérito Cultural

A honraria Mérito Cultural PUCRS simboliza o reconhecimento institucional da Universidade a uma personalidade do meio cultural. O homenageado é alguém que tenha transformado a sua vida numa trajetória de defesa da cultura, enquanto instrumento de humanização e educação.

Desde 2018, a cada ano, receberam a homenagem a atriz Fernanda Montenegro que apresentou a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo no Salão de Atos da PUCRS e, em 2019, a cantora Maria Bethânia apresentou seu espetáculo Claros Breus na reabertura do Salão de Atos Irmão Norberto Rauch, quando também recebeu a honraria. Em 2020, Lima Duarte foi homenageado em cerimônia online, na qual relembrou sua história e fez a leitura de excertos de João Guimarães Rosa e Padre Antônio Vieira. Em 2021, Alcione recebeu o reconhecimento em cerimônia transmitida ao vivo em que relembrou momentos marcantes de sua carreira artística.

Depois da pandemia de covid-19, as cerimônias de entrega do Mérito Cultural voltaram a ser no Salão de Atos e, em 2022, o pernambucano Alceu Valença subiu ao palco para apresentar o show Anunciação – Tu vens, eu já escuto os teus sinais. Martinho da Vila foi o homenageado de 2023 e apresentou um espetáculo que celebra o povo negro com o Concerto Negra Ópera. E, em outubro de 2024, o artista Tony Ramos apresentou, ao lado de Denise Fraga, a peça O que só sabemos juntos.


 

2018 | Fernanda Montenegro, leitura de Nelson Rodrigues por ele mesmo / fotos: Camila Cunha

 

2019 | Maria Bethânia, show Claros Breus / fotos: Camila Cunha

 

2020 | Lima Duarte, cerimônia online transmitida direto do seu sítio / fotos: reprodução

 

2021 | Alcione, cerimônia híbrida transmitida do Instituto do Cérebro / fotos: Camila Cunha

 

2022 | Alceu Valença, show Tu vens – eu já escuto os teus sinais / fotos: Giordano Toldo

alceu valença mérito cultural

alceu valença mérito cultural

 

2023 | Martinho da Vila, Concerto Negra Ópera / fotos: Giordano Toldo

 

2024 | Tony Ramos, O que só sabemos juntos / fotos: Giordano Toldo