A arte está sempre presente nos mais diferentes aspectos da nossa vida, seja nos grafites nos muros da cidade, seja na música de fundo no supermercado ou até mesmo nos poemas escritos nas ruas. Muitas vezes, estamos tão habituados com a arte que ela passa despercebida. Da mesma maneira acontece com a respiração. Por isso, o projeto “Ar de Arte” busca lembrar que a arte é tão essencial quanto o ar para viver.
O Projeto Ar de Arte planeja focar nos momentos em que a arte entra na vida das pessoas, atenuando situações que muitas vezes parecem fora de controle, como doenças que surgem de forma inesperada. Dessa forma, o Projeto irá atuar no Hospital São Lucas da PUCRS com pacientes das áreas da Oncologia, da Psiquiatria e da Hemodiálise. Para isso, foram adquiridos 15 tablets no intuito de levar cultura e entretenimento aos pacientes por meio de videochamadas e de playlists no YouTube. Para as videochamadas, foram convidados artistas gaúchos com diferentes estilos musicais para se apresentarem semanalmente. Além disso, haverá um diversificado acervo de vídeos de música, artes visuais, dança, curtas metragens, conversas, dentre outros, nos dispositivos do projeto.
Então, além de colaborar com o bem-estar dos pacientes, o Projeto também dará visibilidade a músicos que foram prejudicados pela pandemia, valorizando, assim, a cultura local.
O projeto Ar de Arte é uma iniciativa de professores e alunos das Escolas de Medicina, Humanidades e integra as ações do projeto do CNPq Leitura, arte e prazer em espaços do HSL da PUCRS, além disso, conta com o apoio da equipe do Instituto de Cultura da Universidade.
Conheça os pesquisadores do projeto:
Prof. Dr. Ricardo Araujo Barberena – coordenador do projeto, Prof. Dr. Claudio Primo Delanoy, Prof. Dr. Ivan Antonello, Prof. Dr. André Poils Fay, Prof. Me. Marco Antonio Pacheco e Prof. Me. Luiz Gustavo Guilhermano
Bolsistas do curso de Escrita Criativa: Carolina Manzke Strahl, Erika de Quadros Machado Bastos e Júlia Lisboa de Souza.
Bolsistas do curso de Medicina: Camila Scheid, Carolina Paz Mohamad Isa, Eduarda Kotlinsky Weber, Isabela Corrêa Bitencourt, Júlia Geitens Valente e Matheus Cesarino Ribeiro.