Grupo de leitura no Ateliê PUCRS Cultura discute o livro Sob o caminho uma rajada de ventos, de Karine Bassi
Livro Sob o caminho uma rajada de ventos , de Karine Bassi / Editora Popular Venas Abiertas
No quinto encontro do Ateliê PUCRS Cultura – Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã, conduzido pelo professor e escritor Tônio Caetano, o grupo se reúne para a discussão do livro Sob o caminho uma rajada de ventos, de Karine Bassi, publicado em 2020 pela editora Venas Abiertas.
Escrito de forma lírica, com influência da poesia slam, o romance é ambientado na cidade de Belo Horizonte e traz os desafios vividos pela narradora-personagem, Sofia, enquanto mulher negra, inserida num universo marginalizado. A rua ocupa um lugar de protagonismo na história, tanto como espaço de encontro e poesia quanto como símbolo de perigo e desigualdade. Passando por questões como o amadurecimento, a crítica social e o reconhecimento da personagem como escritora, a narrativa vai além da protagonista para incluir os arredores da cidade e seus habitantes, fazendo um retrato poético e brutal da realidade periférica brasileira.
A atual edição do grupo de leitura do Ateliê PUCRS Cultura tem como objetivo debater a escrita de autoria negra, trazendo uma seleção de livros com olhares diversos sobre a questão racial e as questões de classe e gênero brasileiras.
As vagas para participar já estão esgotadas, mas você pode acompanhar a programação através das páginas oficiais da PUCRS Cultura.
“Amai-vos uns aos outros” nada supera esse verso. Ninguém pode escrever outro desejo mais retumbante. (…) Quero que quando me realizem a autópsia, a causa morte, seja o amor. Um amor ao mundo imenso, inexplicável, definitivo.
(Karine Bassi – Sob o caminho uma rajada de ventos)