No dia 07 de novembro, quinta-feira, às 12h30, ocorre a sétima apresentação de 2024 do Hemisfério Cultural, projeto realizado pelo Instituto do Cérebro (InsCer) em parceria com o Instituto de Cultura (PUCRS Cultura). Nesse pocket show, sobe ao palco a cantora Loma junto aos músicos do grupo Chão de Areia, Mário Tressoldi (violas, violões e voz), Flávio Junior (percussão e voz) e Chico Saga (violão e voz) para apresentarem o show Paixão de Viola e Tambor. Os artistas buscam unir os instrumentos da viola, de origem portuguesa, com o tambor africano e suas nuances rítmicas. O setlist consiste em modas de violas e cateretês, músicas clássicas do cancioneiro nacional como Disparada, Maria Maria, Você não entende nada / Cotidiano, além de diversas composições do próprio grupo.
O evento acontece no Auditório do Instituto do Cérebro, prédio 63 do Campus da Saúde da PUCRS, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
O Hemisfério Cultural tem como intuito proporcionar uma experiência cultural positiva no meio da rotina de pacientes, acompanhantes, médicos, professores, colaboradores e qualquer pessoa da sociedade em geral que venha ao Campus da Universidade. Com curadoria do maestro Marcio Buzatto, as apresentações musicais acontecem em uma quinta-feira de cada mês, no Auditório do Instituto do Cérebro da PUCRS. Em 2024, o projeto teve início em abril, em função das enchentes no Rio Grande do Sul, as edições de maio e junho foram adiadas, em julho, as apresentações foram retomadas. Excepcionalmente, nesta edição, nos meses de outubro e novembro, acontecem duas edições por mês.
Loma Berenice Gomes Pereira é premiada Melhor Cantora Nativista da década de 80 no RS, indicada ao Prêmio Sharp na categoria cantora Regional no ano de 1992 e vencedora do Prêmio Açoriano de Música, na categoria de melhor Intérprete e melhor CD de MPB do RS no ano de 2000.
Grupo Chão de Areia tem 13 anos de carreira e promovem um resgate da viola do sul do Brasil, instrumento que foi, por muitos, esquecido na tradição gaúcha. Em 2012, o grupo foi selecionado entre os melhores trabalhos de viola do país pelo portal Voa Viola, além disso, venceu a 10ª edição do maior festival de música regional brasileira da atualidade, Viola de Todos os Cantos, realizado pela EPTV.
Mário Tressoldi é musicista, arranjador, compositor, produtor musical e maestro. Bacharel em Música pela UFRGS, já se apresentou em diversos países, tais como Alemanha, Holanda, Portugal (Açores), Uruguai e Argentina.
Chico Saga é músico, compositor, arranjador, letrista e apicultor. Poeta que teve seu trabalho em uma seleção dos melhores do RS no ano de 2004; Músico com inúmeras premiações em festivais de música do país.
Flávio Junior é cantor e percussionista, bacharelando em ciências biológicas pela UFRGS, técnico agrônomo da EMATER-RS. Em sua carreira na música, cantou em grupos de baile além de participar de inúmeros festivais pelo sul e sudeste do país.
Confira as datas das próximas apresentações do projeto: