Entre os dias 4 e 29 de outubro, a PUCRS Cultura promove a exposição Alemanha, uma vez, do artista plástico Joaquim da Fonseca. A atividade acontece no Saguão da Biblioteca Central, localizada no prédio 16 do Campus da PUCRS.
A exposição é uma seleção de quarenta e seis pinturas em aquarela que o artista produziu em viagens para a Alemanha, numa tentativa de capturar, à sua maneira, esse país que tanto o instiga. Desde os primeiros anos de vida até depois de muito já ter estudado, Joaquim foi constantemente atravessado pela cultura alemã, seja pelos locais onde morou e estudou, seja pelos artistas nativos que o fascinam e inspiram.
No final do mês de outubro, Joaquim da Fonseca também dá início à oficina teórico-prática Paisagem em Aquarela, ministrada no Ateliê PUCRS Cultura. Para saber mais, clique aqui.
Joaquim da Fonseca (Alegrete, RS) é artista plástico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Artes Visuais pela Syracuse University, nos EUA. Atualmente, é graduando de Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS. Publicou seis livros, entre eles Tipografia & Design Gráfico (2008), Caricatura – A Imagem Gráfica do Humor (1999), vencedor do Prêmio Especial Açorianos de 2000, e Traçando Paris (1992), em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Fez mais de cinquenta exposições, tanto coletivas quanto individuais, entre elas Caligrafia Urbana: a Porto Alegre de Joaquim da Fonseca (2011), e foi artista homenageado no IV Salão Internacional de Desenho para Imprensa (1995).