Cultura no Campus | Jornada Especulativa: fantasia, ficção científica e horror

30/08/2023 - 12h13

foto: divulgação

No dia 25 de setembro, segunda-feira, começa a Jornada Especulativa, viabilizada por meio do Edital Cultura no Campus, voltado para a promoção de atividades culturais desenvolvidas por estudantes da PUCRS. O evento ocorre em 3 dias sequenciais, 25, 26 e 27 de setembro, conforme a programação. A maior parte das atividades é realizada no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS.

A Jornada Especulativa é um convite para desvendar as teorias de fantasia, ficção científica e horror. Com mesas e oficinas sobre diferentes temáticas, o evento busca explorar os caminhos fantásticos para a personagem perfeita, os perigos e horrores que se escondem na noite e no pampa, as skills necessárias para a escrita de narrativas de games e RPGs, os caminhos que se cruzam entre o horror e as existências queer, as veredas a percorrer em busca da publicação e a construção de futuros possíveis.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e a presença confere certificado de horas complementares de acordo com a carga horária de cada atividade. A tolerância de atraso para os encontros é de até 10 minutos.

Confira o e-mail cadastrado no sistema de inscrição, pois ele será utilizado para comunicados oficiais da atividade (confirmação de matrícula, envio de certificado etc.).

Programação:

25 de setembro – Segunda-feira

Mesa redonda | Afrofuturismos

A mesa Afrofuturismos, ministrada por Raissa Antunes e Juliane Vicente, aborda o afrofuturismo e as suas possibilidades. Com a exposição de autores expoentes e referências do movimento, serão apresentadas temáticas recorrentes para discutir esse movimento que tem se disseminado no Brasil.

• Horário: 15h às 16h30

Oficina de Ficção Científica

Ministrada por Raquel Soares e André de Carvalho, a oficina aborda o gênero Ficção Científica, com suas características e aspectos mais importantes, explorando-o também na prática, através de exercícios de escrita.

• Horário: 17h às 19

27 de setembro – Quarta-feira

Mesa redonda |Perigos Noturnos: conversa sobre Horror Queer

O horror e o queer sempre tiveram em comum o rompimento com as normas. A partir dessa constatação, Andrezza Postay e Brendon Idzi Duhring discutem as possibilidades narrativas que existem nas intersecções entre o horror e a experiência queer a fim de pensar a abrangência do gênero que surge quando as duas coisas se encontram.

• Horário: 15h às 16h30

Oficina de Horror

Ministrada por Irka Barrios e Lucas Viapiana, a oficina discute as técnicas de escrita de uma obra de horror. Além do debate de conceitos iniciais, será trabalhada a ideia do medo como experiência estética, girando em torno de questões como a estrutura do conto, o uso das imagens e o sublime dentro das narrativas de horror.

• Horário: 17h às 19h
  • Local: Sala 211, Prédio 9

29 de setembro – sexta-feira

Mesa redonda | Pampa Bizarro: um projeto transmídia

Juliane Vicente, Vinicius Dullius e Diego Mendonça debatem sobre as possibilidades de financiamento público para projetos culturais em proposta que dialoga entre as artes. Partindo do projeto “Pampa Bizarro’’, que conta com 21 autores de ficção especulativa, serão abordados os desafios e potencialidades de uma produção coletiva, bem como a ideia de transmídia como uma ferramenta de criatividade e expansão narrativa.

• Horário: 17h30
  • Local: Mondo Cane – Rua João Alfredo, 325

03 de outubro – terça-feira

Mesa redonda | Escrita para quadrinhos, RPG e games

Narrativas fantásticas estão em diversas mídias, não apenas na prosa literária. A escrita de quadrinhos, livros-jogos, RPGs de mesa e videogames requer, além de palavras afiadas, conhecimento de estruturas narrativas, narratologia visual, design de interatividade e outras habilidades específicas. Nesta mesa, J.M. Trevisan, Kali de los Santos e Lucas Viapiana discutem a criação fantástica para além dos livros.

• Horário: 14h às 15h30

Oficina de Fantasia: Construção de Personagens Fantásticas

Harry Potter, Senhor dos Anéis, Star Wars. Sabe o que esses mundos fantásticos têm em comum? Quer descobrir o que pode ser criado além da Jornada do Herói? Unindo teoria e prática, a oficina Construção de Personagens Fantásticas, ministrada por Kali de los Santos e Vitória Vozniak, convida a uma jornada de escrita em busca da personagem perfeita (e cheia de nuances).

• Horário: 15h45 às 17h30

Inscreva-se aqui

O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço voltado para a criação e reflexão artística no Campus da PUCRS. Você pode conferir a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.

• O quê? Jornada Especulativa: fantasia, ficção científica e horror
  • Data: 25/09, 27/09, 29/09 e 3/10
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura – Térreo do Prédio 30
  • Inscrições: Gratuitas (disponíveis em breve)