BACH Concerto de Páscoa

26/03/2021 - 12h22

BACH Concerto de Páscoa

No dia 3 de abril, sábado, às 19h, a Pró-Reitoria de Identidade Institucional, por meio da PUCRS Cultura, exibe a estreia do BACH Concerto de Páscoa. O evento conta com a ilustre participação do contratenor Paulo Mestre. Além das obras vocais, a orquestra regida por Fernando Cordella trará peças solo para cravo e violoncelo. O evento, que é o oitavo concerto da série Bach Brasil, apresenta uma seleção de árias, corais e sinfonias das cantatas e paixões relacionadas à Páscoa. O concerto, realizado na Igreja Universitária Cristo Mestre no Campus da PUCRS, é transmitido através do Canal da PUCRS no YouTube, neste link – onde fica disponível para acesso posterior.

A série BACH BRASIL é um projeto da Bach Society Brasil, uma sociedade de amantes da música de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Surgiu a partir do desejo de ouvir performances históricas da música barroca através de músicos brasileiros de nível internacional. O projeto conta com apoio cultural da EROICA música e do Goethe-Institut Porto Alegre, que promove, em suas redes, atividades relacionadas à iniciativa.

Sobre os artistas:

Paulo Mestre – Contratenor

Paulo Mestre é contratenor e natural de Curitiba. Desenvolveu importante carreira como solista, destacando-se em apresentações internacionais em países da Europa, Américas e Ásia. Vem atuando também como solista junto a importantes orquestras como a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobrás, Orquestra da Paraíba, entre outras. Foi dirigido por Marin Alsop, Roberto Minczuk, Silvio Viegas, Julio Moretzsohn, Carlos Prieto, Aylton Escobar, Cristina Banegas, Ricardo Kanji, Homero Magalhães Filho, Manfredo Kraemer, Nicolas Rauss e Nicolau Figueiredo. Além disso, foi protagonista da Ópera Orfeu de Gluck em Mendoza, no Orfeu de Monteverdi no Rio de Janeiro e em Curitiba como Ptolomeu na Ópera Júlio César de Haendel. Participou de gravações com Camerata Antiqua de Curitiba, Grupo Calíope, Festival de Juiz de Fora, Roberto de Regina e recentemente com o Coral e Percussão da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Fernando Cordella – Maestro e cravista

Fernando Cordella é cravista, maestro e diretor artístico da Sociedade Bach Porto Alegre. Considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina, recebeu em São Paulo o prêmio TOYP JCI como a figura mais expressiva no Brasil do ano de 2015, na categoria Êxito Cultural. Tem atuado como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior, em projetos com Luis Otávio Santos, Peter van Heyghen, Nathalie Stutzmann, entre outros. É coordenador da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo e professor da Classe de Cravo da mesma instituição – Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Pianista de formação, teve sua orientação com a pianista brasileira Dirce Knijnik e mais tarde na UFRGS com o Prof. Dr. André Loss. No cravo, Nicolau de Figueiredo foi o seu principal mestre. Vencedor do Prêmio Açorianos 2011 como melhor intérprete pelo disco CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart.

O concerto conta ainda com as participações de Cíntia De Los Santos, soprano, Flávio Leite, tenor, Mauro Pontes, baixo, Giovani dos Santos, violino barroco, Marcio Cecconello, violino barroco, Leonardo Bock, viola barroca, Diego Biasibetti, violoncelo barroco e viola da gamba, e Alexandre Ritter, violone.

Assista ao Concerto:

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados