Amílcar Bettega / foto: Flávio Dutra
A série Ato Criativo promove conversa com o escritor, tradutor e professor Amílcar Bettega, que acontece no dia 28 de abril, segunda-feira, às 21h, na Sala 305 do Prédio 08, Escola de Humanidades da PUCRS. A mediação é dos escritores e professores Altair Martins e Reginaldo Pujol Filho.
A série Ato Criativo promove bate-papos com artistas e criadores de diferentes linguagens para falar de suas trajetórias e processos criativos. Nessa edição, o escritor Amílcar Bettega fala sobre sua trajetória literária, processo criativo e obras publicadas.
Amilcar Bettega é escritor, tradutor e professor, com doutorado em Letras pela Universidade Sorbonne Nouvelle. É autor de O voo da trapezista (prêmio Açorianos), Os lados do círculo (prêmio Portugal Telecom), Barreira (finalista do prêmio São Paulo), Prosa pequena e Deixe o quarto como está (vencedor do prêmio Açorianos e menção especial do prêmio Casa de las Américas, em Cuba). Em 2010, foi escritor residente do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Seus livros e contos foram publicados em países como Portugal, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Luxemburgo, Suécia e Bulgária.
Altair Martins é bacharel em Letras, mestre e doutor em Literatura Brasileira (UFRGS). É professor dos cursos de Letras e Escrita Criativa da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando no Programa de Pós-graduação. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, Argentina, Uruguai, Espanha, Hungria, Luxemburgo e Estados Unidos. Ganhou, além de cinco Prêmios Açorianos, o São Paulo de Literatura (2009) e o Moacyr Scliar (2012). Os donos do inverno (2019), Labirinto com linha de pesca (2021) e A paisagem presa na coleira (2023) são suas obras mais recentes.
Reginaldo Pujol Filho é escritor, professor e pesquisador. Publicou Nosso corpo estranho (2024) e Não, não é bem isso (2019), entre outros. É doutor em Letras-Escrita Criativa (PUCRS) e pós-doutor no Instituto de Artes Visuais da UnB. Criou e montou a exposição Nosso Corpo Estranho. Leciona oficinas e cursos de criação literária e arte e literatura. Colaborou com crítica ou ensaio para Folha de SP, Piauí, O Globo, Quatro Cinco Um, entre outros.
Avisos importantes para garantir sua vaga:
Caso não confirme dentro do prazo, a vaga será disponibilizada para a lista de espera.