Apresentação do Grupo de Teatro Universitário (GTU) da PUCRS, que originou o grupo TENDA / Foto: Camila Cunha/ASCOM
No dia 25 de agosto, sexta-feira, o Ateliê PUCRS Cultura dá início às atividades do grupo TENDA (Teatro Estudantil e Núcleo de Arte), dirigido por Gisela Rodriguez. Para este semestre, estão previstos treze encontros, que acontecem nas sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS. Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos.
TENDA (Teatro Estudantil e Núcleo de Arte) é um grupo teatral formado por estudantes da PUCRS. Os encontros buscam trazer os estudos e vivências das artes cênicas para dentro da universidade, gerando um espaço de pesquisa e criação. Além da realização de laboratórios de atuação, são estudados os princípios da montagem teatral – como direção de arte, cenografia, criação de trilha sonora, criação de figurinos, maquiagem e produção. Ao longo deste semestre, será montada uma adaptação da peça teatral A Tempestade, de Shakespeare, com apresentação aberta ao público no final do ano.
O grupo oferece inscrições gratuitas, com vagas limitadas e restritas a estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS. A frequência mínima em 75% dos encontros confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade. A tolerância de atraso para os ensaios é de até 10 minutos.
Confira o e-mail cadastrado no sistema de inscrição, pois ele será utilizado para comunicados oficiais da atividade (confirmação de matrícula, envio de certificado etc.).
O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço voltado para a criação e reflexão artística no Campus da PUCRS. Você pode conferir a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.
Gisela Rodriguez é mestra e doutora em Escrita Criativa pela PUCRS e possui bacharelado em Teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas (RJ). Escreveu os romances Entre a neve e o deserto (Libretos Editora, 2014) e Breve como tudo (Ed. Bestiário, 2021), além do livro de poemas e fotografias Desordem (FUMPROARTE, 2015). Integrante do Grupo Nômade de Teatro de POA, realizou roteiros dramatúrgicos, dirigiu peças e atuou em diversos espetáculos.