No dia 20 de abril, quinta-feira, o Ateliê PUCRS Cultura dá início ao grupo de leitura Livros dos Andes, mediado pela escritora Julia Dantas. A atividade é dividida em seis encontros, que acontecem nas quintas-feiras, das 17h às 19h, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS.
O programa do grupo de leitura faz uma viagem até a literatura de países andinos, com obras da Argentina, da Bolívia e do Equador. Ao longo dos seis encontros, são debatidos três livros: Terra fresca da sua tumba, de Giovanna Rivero; Mandíbula, de Mónica Ojeda, e Eisejuaz, de Sara Gallardo. Os encontros entre o grupo e a mediadora intercalam-se com bate-papos com convidadas especiais, que participam da atividade para enriquecer as discussões.
O curso oferece inscrições gratuitas, com vagas limitadas. A frequência mínima em 75% dos encontros confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade. Inscreva-se aqui.
O Ateliê PUCRS Cultura, construído em parceria com a Escola Politécnica, é um espaço voltado para a criação e reflexão artística no Campus da PUCRS. Você pode conferir a programação completa dos cursos e oficinas clicando aqui.
Julia Dantas é escritora, editora, tradutora e doutora em Escrita Criativa. É co-fundadora da Baubo, empresa que auxilia escritoras e escritores a levarem adiante seus projetos literários. É autora dos romances Ruína y Leveza (2015), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e Ela se chama Rodolfo (2022).
Irka Barrios é doutora em Escrita Criativa pela PUCRS. Autora de O coelho branco (2015), vencedor do Prêmio Brasil em Prosa, de Lauren (2019), finalista do Prêmio Jabuti, e de Júpiter Marte Saturno (2022). Atua na organização do coletivo Mulherio das Letras – RS, é colaboradora do Escuro Medo e da Revista Ventanas e professora de oficinas literárias na GOG Ideias.
Liliam Ramos é doutora em Letras e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas linhas de pesquisa Pós-colonialismo e identidades e Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas.
Nathallia Protazio é farmacêutica e escritora. Vive em Porto Alegre, onde se divide entre crônicas, mestrado em psicologia social, edição da Revista Parêntese e bares da Cidade Baixa. É autora de Aqui Dentro (2020) e Pela hora da morte (2022).