Espetáculo Peixes leva diversidade ao palco do Teatro da PUCRS
Com duas sessões, o espetáculo de dança apresenta a vida no mar como metáfora para o mundo atual e o futuro que está sendo construído
Elenco de Peixes / foto: Edu Rabin
Nos dias 18 e 19 de setembro, às 20h, ocorrem duas sessões do espetáculo Peixes, no Teatro da PUCRS, no Prédio 40. As apresentações contam com dez artistas com trajetórias diferentes dançando em cena a rotina de um cardume e conduzindo a plateia em um verdadeiro mergulho metafórico sobre o mundo contemporâneo. A montagem é dirigida pela atriz e bailarina Camila Vergara, que também assina a concepção e coreografia do trabalho. No dia 18, após a apresentação, haverá debate com tradução simultânea em Libras.
O elenco reunido pela diretora é composto por artistas que atuam na dança, no teatro e na performance, e que exploram temas de territorialidade, questões étnico-raciais, gênero e sexualidade em seus trabalhos. No espetáculo, a composição coreográfica inspirada nos mistérios do mar se transforma em uma analogia para a reflexão sobre o presente, o futuro e a força do coletivo em um mundo onde as individualidades são cada vez mais enfatizadas. Com trama onírica, acompanhada de trilha sonora e figurino criados especialmente para o espetáculo, o cardume é levado pelo movimento das correntes marítimas rumo a águas profundas habitadas por figuras híbridas e mutantes. Uma rede de pesca e outros objetos humanos evocados pela cenografia simbolizam a ameaça ambiental e a facilidade de captura da atenção da sociedade, cada vez mais dispersa e cheia de estímulos.
fotos: Edu Rabin
Individual e coletivo
O espetáculo surgiu de um desejo de Camila Vergara de consolidar, em sua primeira obra autoral, a pesquisa em dança com inspiração marítima iniciada em 2020, quando realizou seu projeto de Mestrado em Artes Cênicas na UFRGS. “Dançar em cardume requer dos bailarinos um estado afinado de escuta em relação ao outro: um jogo de equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo. Enquanto diretora, busquei este mesmo estado ao compreender cada artista como agente criador no desenvolvimento da dramaturgia e da linguagem de movimento do espetáculo. Os discursos representados por cada corpo aproximam as metáforas evocadas na peça às questões sociais”, defende Vergara.
O espetáculo tem entrada gratuita a distribuição antecipada de ingressos está esgotada, mas uma hora antes do início do espetáculo, haverá distribuição de 100 ingressos limitados a dois ingressos por pessoa para retirada. A classificação indicativa é de 14 anos.
O elenco de Peixes é formado por Eduardo Schmidt, Daniel Cavalheiro, Fayola Ferreira, Geórgia Macedo, Jo Ovadia, João Manoel Soares, Lincoln Pereira, Maria Carolina Aquino, Paula Degrazia e Paula Finn. As fotos desse ensaio são de Edu Rabin / @edurabin
SERVIÇO
- Data: 18 e 19/09 (quarta e quinta-feira)
- Horário: 20h
- Duração: 70 minutos
- Local: Teatro da PUCRS (Prédio 40)
- Ingressos: Diretamente no teatro uma hora antes de cada apresentação
- Classificação Indicativa: 14 anos