Documentário sobre Maria Bethânia apresenta registros feitos na PUCRS
Diretor da PUCRS Cultura, o professor Ricardo Barberena esteve presente na pré-estreia da obra na última terça-feira, 30/08
Foto: Camila Cunha
Na última terça-feira, 30 de agosto, o diretor da PUCRS Cultura, Ricardo Barberena, esteve no Rio de Janeiro para prestigiar uma das sessões de pré-estreia do documentário Maria – Ninguém sabe quem sou eu. O longa-metragem, que revisita os 57 anos da carreira de Maria Bethânia, tem como fio condutor uma entrevista inédita concedida pela artista especialmente para a produção do filme, entremeada por imagens raras de ensaios e shows. Na ocasião da pré-estreia, o professor Ricardo Barberena conversou com o diretor e roteirista Carlos Jardim, que enfatizou a importância de materiais cedidos pela PUCRS para a constituição dessa homenagem.
Em 2019, Maria Bethânia veio à PUCRS com o show Claros Breus para a entrega do Mérito Cultural, honraria que lhe foi concedida como símbolo do reconhecimento da instituição por sua trajetória artística. O documentário, já em cartaz por todo o País, apresenta registros da artista no palco do Salão de Atos Ir. Norberto Rauch e, inclusive, um trecho do discurso proferido no evento pelo Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. Tais imagens, herança de um momento tão especial para a Universidade, ficam agora eternizadas nessa produção cinematográfica da Globo Filmes – que, apenas em sua pré-estreia, já lotou salas de cinema, sendo aclamada pelo público e ganhando atenção da mídia nacional.
Mérito Cultural PUCRS
Maria – Ninguém sabe quem sou eu conta também com a presença de outra artista homenageada pelo Mérito Cultural PUCRS: Fernanda Montenegro, que realiza a leitura de textos escritos por Caio Fernando Abreu, Fauzi Arap, Ferreira Gullar, Nelson Motta e Reynaldo Jardim, falando sobre a importância de Bethânia no cenário cultural brasileiro.
A cada ano, o Mérito Cultural PUCRS é atribuído a uma personalidade do meio artístico com trajetória marcada pela defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação. Além de Fernanda Montenegro (2018) e Maria Bethânia (2019), já foram homenageados Lima Duarte (2020) e Alcione (2021). O Mérito Cultural PUCRS 2022 é o cantor Alceu Valença, que, no dia 17 de novembro, vem a PUCRS para cerimônia oficial, com apresentação do show Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais.
Ficha técnica das imagens cedidas
Fotos: Camila Cunha
Cedidas pela Ascom/PUCRS
Imagens: Gilson Crippa / Leandro Boscato
Cedidas pela Famecos/PUCRS