Discussão do livro É fogo!, de Maria Helena Vargas da Silveira, acontece no Ateliê PUCRS Cultura
A obra faz parte da programação do grupo de leitura Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã
Maria Helena Vargas da Silveira / foto: divulgação
O grupo de leitura Ateliê PUCRS Cultura – Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã, conduzido pelo professor e escritor Tônio Caetano, chega a seu quarto encontro, com o livro É fogo!, publicado em 1987, relançado em 2021 e escrito por Maria Helena Vargas da Silveira.
O livro, de cunho autobiográfico, traça a trajetória da personagem Maria da infância à vida adulta: desde sua origem, numa família negra e pobre de Pelotas, até seus percalços para ter acesso à educação e tornar-se professora. Atravessado por questões de raça, gênero e classe, o livro oferece um vislumbre da história da educação no Rio Grande do Sul e das desigualdades e peculiaridades que pautam a realidade de professores no estado.
A atual edição do grupo de leitura do Ateliê PUCRS Cultura tem como objetivo debater a escrita de autoria negra, trazendo uma seleção de livros com olhares diversos sobre a questão racial e as questões de classe e gênero brasileiras. Os encontros acontecem quinzenalmente nas quintas-feiras, das 17h30 às 19h, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, que fica no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS.
As inscrições para participar já estão encerradas, mas você pode acompanhar a programação através das páginas oficiais da PUCRS Cultura.
“(…) Ninguém me rouba a individualidade interior.
A gente é o que é, mesmo que os outros não queiram.
Isto me deixa extremamente feliz, porque viver é ser de alguma forma, e eu sou.”
(Maria Helena Vargas da Silveira – É fogo)