Coral da PUCRS homenageia cem anos da Catedral Metropolitana de Porto Alegre
Em vídeo, o coral interpreta a canção Kyrie, oração antiga da liturgia cristã
Imagem do vídeo / Divulgação
O Coral da PUCRS interpreta em vídeo a música Kyrie em homenagem à Catedral Metropolitana de Porto Alegre, que completou 100 anos do lançamento de sua Pedra Fundamental, no dia 7 de agosto de 2021. Os coristas realizaram ensaios e gravações de suas respectivas casas, com o aparelho celular ou computador. O vídeo também apresenta inserções de filmagens realizadas na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Confira o vídeo abaixo.
Presencialmente, o Coral da PUCRS já cantou a obra completa diversas vezes ao longo de sua história. A música faz parte da obra Requiem em Ré Menor K. 626, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A expressão “Kyrie eleison” é uma transliteração em latim, pode ser traduzida como “Senhor, tende misericórdia” ou “tende benevolência”. É uma das orações mais antigas da liturgia cristã, a qual recebeu inúmeras composições musicais ao longo dos anos.
O centenário
A Catedral foi construída durante 65 anos e hoje é considerada um dos cartões postais da cidade de Porto Alegre. O arquiteto italiano, Giovanni Battista Giovenale, foi o responsável pela assinatura da construção no estilo neo-renascentista, a qual ganha destaque pelos seus 73 metros de altura e 17 metros de diâmetro.
Em agosto, os cem anos da Pedra Fundamental foi comemorado com a publicação do livro “Das Pedreiras às Torres e Carrancas: Uma Nova Catedral para Porto Alegre”, que conta a história da construção do local por meio de fotografias e documentos. A obra possui autoria de Vanessa Gomes Campos, Caroline Zuchetti e Lucas Volpatto.
Mais que um espetáculo, é um convite a uma urgência: a da memória. Mas não qualquer uma, e sim a memória sonhada, imaginada, inventada e, sobretudo, compartilhada.
Com ingressos esgotados, apresentação aconteceu no Salão de Atos. Mérito Cultural, que está em sua sétima edição, homenageia personalidades do meio artístico e faz parte do calendário institucional da Universidade