16/11/2021 - 19h31

Autor da obra TXOW, Lucas Litrento, faz sessão de autógrafos na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre

O vencedor do Prêmio Delfos de Literatura visitou a cidade para o evento e participou da série Ato Criativo

Na última quinta-feira, dia 11 de novembro, o escritor Lucas Litrento esteve em Porto Alegre para uma sessão de autógrafos do seu livro TXOW. O evento ocorreu durante a 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, localizada no Centro Histórico da cidade. Além disso, Lucas participou da série Ato Criativo com o escritor José Falero, em uma conversa sobre suas trajetórias literárias, mediada pelo também escritor Reginaldo Pujol Filho. Confira a live: 

Devido a pandemia, a vinda do escritor a Porto Alegre ocorreu um ano após o lançamento da obra, publicada pela editora da Universidade, Edipucrs. Lucas também esteve presente no Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, o Delfos. No espaço ele pode conhecer o acervo no qual reúne documentos referentes às áreas de Letras, Artes, Jornalismo, Cinema, História e Arquitetura. 

O livro TXOW reúne quinze contos inspirados no rap, literatura brasileira e no falar cotidiano das ruas de Maceió. O livro é dividido em três partes e aborda temas como violência policial, amor, racismo, solidão, fúria e outros assuntos que mostram uma visão da cidade fora do olhar turístico. A obra recebeu o Prêmio Delfos de Literatura em 2019 e venceu o Prêmio Malê de Literatura, da Editora Malê. Além disso, TXOW foi finalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2021, premiação organizada pelo Itaú Cultural. 

Sobre o escritor 

Lucas Litrento é escritor, realizador cinematográfico e produtor cultural. Nasceu em 1997, vive na parte alta de Maceió (AL). Estuda Jornalismo na UFAL e integra os coletivos Mirante Cineclube e Pernoite. Em 2019 lançou seu primeiro livro de poesias, Os meninos iam pretos porque iam. Também em 2019, foi vencedor da primeira edição do Prêmio Delfos de Literatura com seu livro de contos TXOW, que posteriormente foi lançado pela Editora Universitária (Edipucrs). No ano seguinte, lançou o zine de poesias ROBYN, de forma independente. TXOW também foi vencedor do Prêmio Malê de Literatura e destaque finalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2021. Realizou o curta-metragem círculos (2020), contemplado no edital Arte como Respiro, do Itaú Cultural. Tem textos jornalísticos e literários publicados em revistas eletrônicas e portais culturais. 

Lucas Litrento / Foto: Bruna Milhoretto

Lucas Litrento / Foto : Bruna Milhoretto

Lucas Litrento / Foto: Luiza Rabello

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias