No Ateliê PUCRS Cultura, grupo de leitura discute O silêncio que a chuva traz, de Marlon Souza
Conduzido por Tônio Caetano, o grupo tem como objetivo debater a escrita de autoria negra
Marlon Souza.
O Ateliê PUCRS Cultura – Literatura Negro-Brasileira: ontem, hoje e amanhã, conduzido pelo professor e escritor Tônio Caetano, se reúne pela sétima vez, dando continuação às discussões literárias. O livro escolhido é O silêncio que a chuva traz, de Marlon Souza, publicado em 2021.
A obra retrata João, jovem negro e homossexual que vive em meio a um embate com o pai homofóbico. A esperança dentro de João toma o lugar do medo por meio do encontro com Akim, que o auxilia no caminho de resistência frente ao racismo e ao machismo da sociedade brasileira, desmistificando crenças, afastando pensamentos ruins e ajudando-o a lidar com as agressões vividas desde sua infância.
A atual edição do grupo de leitura do Ateliê PUCRS Cultura tem como objetivo debater a escrita de autoria negra, trazendo uma seleção de livros com olhares diversos sobre a questão racial e as questões de classe e gênero brasileiras.
As vagas para participar já estão esgotadas, mas você pode acompanhar a programação através das páginas oficiais da PUCRS Cultura.
Em quantas partes um coração pode ser fragmentado? Quanta dor ele pode aceitar antes de chegar ao seu limite e não sentir nada mais? É difícil quando você percebe não ser o alvo de desejo das pessoas, ter seu corpo tomado exclusivamente como um objeto para o prazer alheio (…). Mas como parar quando estas migalhas são as únicas coisas que recebe e, mesmo ferido, se percebe desejando as sobras, deixando até de se importar quando o tratam como lixo?
(trecho de O silêncio que a chuva traz, de Marlon Souza)