13/08/2021 - 11h40

Experimento cênico “Derrota” é exibido de forma virtual

Estrelada por Liane Venturella e dirigida por Camila Bauer, a peça fica disponível por tempo limitado no Canal da PUCRS no YouTube

Cartaz da peça

No dia 23 de agosto, sexta-feira, às 19h15, a PUCRS Cultura exibirá pela primeira vez uma peça de teatro no formato online. A obra Derrota trata da vida e de diferentes aspectos da existência humana; é um experimento cênico virtual realizado a partir do texto do dramaturgo grego Dimitris Dimitriádis, interpretado pela atriz Liane Venturella e dirigido por Camila Bauer. A peça é correalizada por dois grupos teatrais – Projeto Gompa e Cia. Incomode-Te. 

O espetáculo nasceu das restrições impostas pela quarentena, nesse período pandêmico no qual a atriz e a diretora tiveram de interromper os seus projetos e passaram a estudar novas possibilidades para a dramaturgia. Como comenta Liane Venturella: “Como seguir trabalhando se o seu trabalho não tem como seguir. Sou atriz há trinta e seis anos, minha única atividade profissional na vida.” Derrota surge então como a busca de um caminho de criação para novos experimentos cênicos. Um exercício de linguagens, no qual a obra convida a navegar pelas profundezas de um ser humano que retoma aspectos cruciais de sua existência, numa relação estreita entre vida, compreensão e aceitação daquilo que rodeia o indivíduo e o que lhe é mais caro. 

A peça online busca uma proximidade entre atriz e espectador, como que uma contação da história, onde a cumplicidade é dada pela palavra, pelo olhar direto e próximo. Para isso, o projeto propõe a ação verbal como centro da comunicação e a construção do enunciado se dá na relação da atriz com a palavra, nos significados de um texto que se constrói e reconstrói a cada frase, e que convida o espectador a adentrar à mente desta mulher que compartilha com eles o mais íntimo de suas sensações e percepções do mundo. 

“O brilhante texto do dramaturgo grego contempla tudo o que poderíamos desejar: uma reflexão sobre o indivíduo no mundo. O texto apresenta ainda outra qualidade peculiar, parece ter sido elaborado para a linguagem do vídeo com a possibilidade da proximidade única e direcionada que a ferramenta tecnológica oferece, uma cumplicidade única entre atriz e espectador”, declarou a atriz. 

Para mais informações sobre como acompanhar o espetáculo clique aqui. 

Sobre a atriz 

Liane Venturella estreou com atriz em Porto Alegre, nos anos de 1980. Na década seguinte, seguiu para Londres, onde atuou em quatro espetáculos e estudou com mestres como Philippe Gaulier. De volta ao Brasil na década seguinte, integrou o elenco da histórica montagem Decameron, da Cia. Stravaganza, que percorreu diversos estados brasileiros e foi exibida no Uruguai, na Argentina e em Portugal. Já atuou em quase quarenta peças teatrais e em mais de uma dezena de filmes. Venceu os prêmios Açorianos de atriz coadjuvante por O Auto da Compadecida (2001), de atriz principal por Calamidade (2006) e O Estranho Cavaleiro (2013).  No cinema, conquistou o troféu APTC de melhor atriz por Pesadelo, de Thomás Créus. Liane também tem se destacado como diretora teatral, vencendo o prêmio Açorianos de direção, em 2017, por Imobiliados. Atualmente, é uma das diretoras da Cia. Incomode-Te.  

Sobre a diretora 

Camila Bauer é diretora teatral e professora de dramaturgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora pela Universidade de Sevilha e pela Universidade Livre de Bruxelas (2010) com estâncias na Espanha, França e Bélgica. Desenvolveu diferentes projetos de direção cênica, os mais recentes sendo Frankestein (2019) e Inimigos na Casa de Bonecas (2018), vencedor do Prêmio Internacional Ibsen Awards. Neste ano assina a direção dos espetáculos A Vó da Menina e A Última Negra. Recebeu indicações e troféus em premiações de teatro, como o troféu Tibicuera de direção e espetáculo por Chapeuzinho Vermelho, prêmio Braskem em Cena de direção por Estremeço e de espetáculo pela ópera Dido e Enéias. Já ministrou oficinas de dramaturgia na Espanha, México e diversas cidades do Brasil. 

Ficha técnica: 

Texto: Dimítris Dimitriádis; Direção: Camila Bauer; Elenco: Liane Venturella; Direção Sonora: Álvaro Rosa Costa; Vídeo: Júlio Estevan e Nando Rossa; Finalização: Nando Rossa; Fotos: Claudio Etges; Orientação de Figurino: Fabiane Severo; Iluminação: Ricardo Vivian; Assessoria de Imprensa: Leo Sant’Anna; Redes Sociais: Pedro Bertoldi; Produção Artística: Letícia Vieira; Coordenação de Produção: Primeira Fila Produções; Realização: Projeto Gompa e Cia. Incomode-Te. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias