Grupo Oralidade do Samba / foto: divulgação
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, segunda-feira, das 18h às 19h, a PUCRS Cultura promove a Roda de Samba do projeto Cultura Afro no Campus, viabilizado por meio do Edital Cultura no Campus, voltado para a promoção de atividades culturais desenvolvidas por estudantes da PUCRS. O evento acontece no Contêiner do Largo da Solidariedade, localizado em frente ao prédio 15 da PUCRS, com entrada gratuita e aberta à comunidade.
O Samba é uma das manifestações artísticas brasileiras de maior prestígio internacional e possui uma história vinculada à cultura negra e afro. Marcando o encerramento do projeto Cultura Afro no Campus, a Roda de Samba vai contar com a presença do grupo Oralidade do Samba, conduzido pelo mestre Renato Oliveira Soares, que acredita na musicalidade como forma de transmitir ensinamentos profundos e no samba como importante ferramenta de socialização.
O projeto Cultura Afro no Campus foi idealizado pelos estudantes Fernanda Costa Favero, Jonatan Ariel de Oliveira Melo e Mykelly Costa Barros, sob orientação da professora Patrícia Krieger Grossi, com atividades realizadas ao longo dos meses de outubro e novembro. Acompanhe nossa programação para saber mais.
Renato Oliveira Soares é mestre de tradição, fazedor e tocador de tambor, além de compositor de sambas com temas ligados à ancestralidade e à vida cotidiana de sua comunidade. É guardião de uma tradição venerável, uma conexão viva com as raízes ancestrais presentes no som do tambor inhã, aquele que dá origem a todos os outros tambores. Dedicando sua vida a compartilhar seu conhecimento com os outros, ministra oficinas de ritmos, tambores e samba de roda na Escola do Bê-a-bá de Angola Malta dos Guris e Gurias de Rua.
Oralidade do Samba é um grupo pertencente à Escola do Bê-a-bá de Angola Malta dos Guris e Gurias de Rua, que é uma instituição dedicada à preservação e promoção do Samba de Roda, uma tradição cultural afro-brasileira. Fundada há mais de quatro décadas, a escola desempenha um papel fundamental na manutenção e desenvolvimento dessa expressão artística, oferecendo aulas para pessoas de todas as idades e origens étnicas e promovendo eventos e apresentações.
Fernanda Costa Favero é estudante de graduação em Serviço Social na PUCRS. Atualmente, é estagiária no CRAS Norte, vice coordenadora do Centro Acadêmico de Democracia e Luta (CADEL), militante orgânica pela Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e Integrante do Grupo de Direitos Sexuais e de Gênero – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS (G8-G/SAJU).
Jonatan Ariel de Oliveira Melo é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS e especialista em Saúde Coletiva pela UNIPAMPA. Atualmente, é Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sentimentos, da Prefeitura Municipal de Itaqui (RS).
Mykelly Costa Barros é estudante de graduação em Ciência da Computação na PUCRS. É estagiária no Laboratório de Realidade Virtual (GRV) e integrante dos projetos ADA e Alquimia, vinculados à Escola Politécnica.
Patrícia Krieger Grossi é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades e do programa de pós-graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina. Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela PUCRS e doutorado em Serviço Social (PhD) pela University of Toronto. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência (NEPEVI) e o Grupo de Estudos da Paz (GEPAZ).