XV SEICOM reúne centenas de pesquisadores do Brasil e do exterior 

18/11/2022 - 22h21

Realizado pelo PPGCOM, da Famecos, evento apresenta diversos temas da comunicação  

A décima quinta edição do Seminário Internacional da Comunicação (SEICOM) começou nesta quinta-feira (17) com o tema Diversidade, Raça e Gênero na Comunicação. O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, será online este ano, contando com profissionais, professores, pesquisadores e estudantes da área da comunicação. 

A mesa de abertura teve a presença do jornalista e sociólogo Muniz Sodré, pesquisador e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da socióloga moçambicana e doutora em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, Sheila Khan. Os responsáveis pela mesa foram o coordenador do curso de Jornalismo da PUCRS, Deivison Campos e o coordenador do PPGCOM, da Famecos, Juremir Machado da Silva.  

Com o objetivo de promover um encontro de ideias, a segunda etapa do evento foi a mostra dos participantes para as mesas de apresentação nos dois dias de evento, 17 e 18 de novembro, divididos em 12 grupos de trabalho. Após a apresentação individual de cada pesquisa, quinze minutos foram alocados para perguntas e respostas para discussão sobre o tema central, envolvendo democracia, racismo, diversidade e inclusão digital. Os grupos de trabalho foram:  

GT1 – Comunicação Política: Prof. Dr. Jacques Wainberg 

Enfoca as pesquisas direcionadas aos fatos, às linguagens e às instituições da comunicação política nas democracias contemporâneas e nos regimes de exceção, sob as seguintes perspectivas: comunicação política; comunicação política e processos eleitorais; as relações entre a mídia e a política, tanto nas democracias quanto nos regimes de exceção; enfoques teóricos da política e da democracia; a influência dos meios de comunicação no comportamento político; política e novas mídias. 

 

GT2 – Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Profª. Drª. Cleusa Scroferneker 

Comunicação organizacional e Relações Públicas sob diferentes abordagens paradigmáticas. O ensino e a pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Trajetórias e perspectivas teóricas. 

 

GT3 – Estudos em Jornalismo: Profª. Drª. Beatriz Dornelles 

Enfoca o estudo do jornalismo como prática profissional e/ou campo teórico. Reflexão sobre diferentes métodos de pesquisa. História, conceitos e diferentes modelos de jornalismo. Organização, produção, circulação e recepção. Impactos das tecnologias e novas tendências. 

 

GT4 – Estudos em Televisão: Profª. Drª. Cristiane Finger 

Compreende trabalhos e pesquisas sobre as perspectivas teóricas e metodológicas; digitalização e convergência; sistemas, plataformas e dispositivos móveis; desdobramentos políticos, econômicos e culturais do meio; produção e consumo de produtos audiovisuais; estéticas e narrativas dos produtos audiovisuais; jornalismo e ficção audiovisual. 

 

GT5 – Manifestações Visuais Contemporâneas: Prof. Dr. Roberto Tietzmann 

Discutir características das imagens contemporâneas que contribuem para a constituição da visualidade pós-moderna. Busca estabelecer contrastes entre as produções modernas e aquelas produzidas no final do século XX e início do século XXI, nas mais diversas mídias, relativas ao imaginário e à nova estética que se configura. 

 

GT6 – Publicidade e Propaganda: Profª. Drª. Cristiane Mafacioli Carvalho 

Teoria da publicidade e da propaganda. Linguagem publicitária. Publicidade e propaganda no composto de marketing. Novas tecnologias na publicidade. Publicidade e sua projeção no desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica e profissional. Ética na publicidade. O ensino da publicidade e propaganda. Publicidade como área de atuação. Publicidade como campo de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais. 

 

GT7 – Sociologia da Imagem e Imaginários: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva 

Imagens em seus diferentes suportes. Das manifestações em pedra à profusão na rede, produção, circulação e recepção das imagens e os aspectos filosóficos, sociais e culturais constitutivos de imaginários plurais e do imaginário contemporâneo. 

 

GT 8 – Diversidade, raça e gênero na comunicação: doutoranda Suelen Gotardo e mestrando Edson Luís Dutra 

Dialogar e aproximar as reflexões sobre diversidade, raça e gênero, a partir de uma perspectiva comunicacional. Pensar a inclusão e a (in)visibilização de minorias no campo da Comunicação. Refletir e relacionar as dimensões práticas, históricas, políticas, éticas e epistemológicas de questões de representatividade e diversidade (de raça, etnia, gênero e população LGBTQIA+) bem como a sua relação nos processos comunicacionais. O papel do identitarismo, da interseccionalidade e do debate decolonialista no processo de resistência e sobrevivência destes grupos em contextos hegemônicos, bem como a função social das pesquisas em comunicação. 

 

GT 9 – Comunicação e as Cidades: Prof. Dr. Deivison Campos 

Seja através de telas conectadas, outdoors ou mensagens em muros, a cidade tornou-se um grande meio composto por vários outros, em uma espécie de palimpsesto contemporâneo. Este GT, vinculado com pesquisa do Programa financiada pelo CNPq, discute este fenômeno, compreendendo como o cidadão comunica, seja através dos seus registros voluntários ou mesmo através dos rastros digitais que formam um novo tecido urbano. 

 

GT 10 – GT Comunicação na América Latina: Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt 

Dentre as diretrizes a nortearem o funcionamento do PG em Comunicação Social da FAMECOS/PUCRS, está a aproximação com os estudos comunicacionais produzidos no âmbito da América Latina. Tais estudos podem incluir perspectivas teóricas, como aqueles produzidas a partir do CIESPAL, históricos, como o desenvolvimento do jornalismo ou de outros mídias em determinado país, ou estudos monográficos sobre personalidades dos processos comunicacionais do continente ou sobre determinada publicação, empresa comunicacional – aí incluídas empresas de publicidade, estações de televisão, rádio-emissoras, etc. Embora a proximidade geográfica do Brasil com os demais países latino-americanos e a existência de instituições multilaterais, como a ALAIC, temos um reconhecimento bastante diminuto entre nós. Daí a oportunidade deste GT que aceitará trabalhos variados, desde que vinculados ao continente. 

 

GT11 – Iniciação Científica: Profª. Drª. Camila Kieling e Doutoranda Soraya Bertoncello 

Promover o reconhecimento das diferentes pesquisas em andamento na área da Comunicação Social, bem como a partilha de trajetórias teórico-metodológicas que permeiam a relação dinâmica entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa, a partir da apresentação de projetos de Iniciação Científica em Comunicação. 

 

GT 12 – Comunicação Digital: Prof. André Pase e Eduardo Pellanda 

O enfoque do grupo é discutir trabalhos que envolvam os diferentes aspectos da Comunicação Digital. Neste escopo, estão englobados os estudos das plataformas, visualizações e apropriações sociais mediadas por informações digitais. 

 

A mesa de encerramento foi contemplada pela Drª Ariane Pereira e o Me. Ricardo Sales, que falaram sobre o tema Linguagem, gênero e narrativa. O debate abordou assuntos como a luta pela igualdade e da inclusão na sociedade brasileira e estadunidense, nos enfoques de gênero e raça, abordado por Ricardo, quando Ariane falou sobre a desnaturalização da violência contra mulher.

A professora Cleusa Scroferneker declara que o Seicom trouxe interações sobre diversos assuntos de pesquisa da comunicação. “O evento possibilitou, além do reencontro, mesmo que virtual, diálogos sobre diferentes temas de pesquisa e que de fazem presentes na área da comunicação e de suas interfaces. Foi gratificante”, declarou Cleusa.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas