Criatividade, inovação e arte pautaram o evento que ocorre anualmente na PUCRS
A PUCRS promoveu, de 3 a 5 de outubro, a Semana Acadêmica. O evento proporcionou diversas atividades extracurriculares e trocas de experiências entre alunos, professores, alumni, comunidades, pesquisadores e profissionais do mercado. As oficinas ocorreram em todas as Escolas da Universidade e as atividades foram gratuitas e abertas ao público.
Na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos não foi diferente, temas como: inovação, indústria criativa e inteligência artificial permearam pelo Prédio 7.
Veja como aconteceu na Semana Acadêmica da Famecos:
Marca Pessoal e Identidade Criativa – Ticiano Paludo
A palestra trouxe à tona estratégias fundamentais para a construção de uma marca pessoal sólida e a criação de uma identidade criativa autêntica. Com uma audiência composta por mais de 80 participantes, o professor abordou detalhadamente o processo pelo qual artistas, criadores e intelectuais desenvolvem a sua marca de distinção, capacitando-os para se destacarem no mercado.
Produzindo Ambientes Sonoros: o Podcast – Tercio Saccol
Com o objetivo de contextualizar o podcast na ecologia das mídias e apresentar formas de produção e publicação, o professor Tércio Saccol ministrou a oficina para cerca de 30 pessoas. O encontro teve início com uma reflexão sobre o tempo e a sensação de que muitas vezes estamos ocupados com tarefas vazias de significado. O professor ressaltou que o podcast oferece uma vantagem única: a capacidade de compartilhar o tempo e a atenção. Enquanto outras mídias exigem atenção exclusiva, o áudio permite que as pessoas consumam conteúdo enquanto realizam outras atividades.
A cobertura da tragédia do Vale Do Taquari nos telejornais da Rede Globo – Andrei Rosetto
O Núcleo Globo da RBS, responsável por materiais produzidos para a rede nacional e para a GloboNews, debateu os resultados da cobertura recente dos ciclones no Rio Grande do Sul. Estavam presentes a editora-chefe do grupo Ariane Jorej, a editora de texto Patrícia Trevisan, o repórter cinematográfico Douglas Henrique e os repórteres de campo Jonas Campos e Juliano Castro.
Filmando com Inteligência Artificial – Ferramentas e possibilidades – Roberto Tietzmann
A aula aberta trouxe insights sobre o uso da inteligência artificial no campo do audiovisual e design. Tietzmann, também pesquisador especializado em relações entre audiovisual, design e tecnologia, começou a fala com uma breve apresentação pessoal. A primeira abordagem do palestrante foi traçar um panorama atual sobre o uso da inteligência artificial e a correlação entre palavra e imagem. Ele destacou como a IA está transformando radicalmente como criamos e consumimos conteúdo visual, abrindo caminhos para a inovação e a experimentação.
Fotografando com o smartphone: como sair do comum – Eduardo Seidl
Seidl começou a oficina com um questionamento: “Todo mundo trouxe câmera? Não? Mas vocês trouxeram o celular!”, elucidando a facilidade e a instantaneidade que os celulares oferecem na produção de registros visuais. Segundo ele, a fotografia transcende o meio e se torna uma linguagem universal. O professor enfatizou a necessidade de um propósito claro antes de capturar a imagem. “Se você não sabe o que quer fotografar, você não vai a lugar nenhum”.
Saiba mais em: https://medium.com/@labj_famecos/revolu%C3%A7%C3%A3o-fotogr%C3%A1fica-celulares-como-ferramentas-criativas-35f79b17f8bf
A arte brasileira inspira a moda – Paula Puhl
Com a proposta de mergulho nas características únicas da moda brasileira, explorando o diálogo entre a cultura nacional e a expressão artística, a professora Paula Puhl ministrou a oficina para cerca de 30 pessoas. Puhl orienta trabalhos de conclusão de curso sobre moda ligada à comunicação e mídia há aproximadamente 18 anos. Ela ressaltou que naquela época, as revistas eram o centro deste diálogo. Hoje, com a popularização das novas plataformas, o acesso ao mundo da moda foi amplificado. Como ela mesma brinca: “Falar de moda, entender de moda, virou meio moda”.
Saiba mais em: https://medium.com/@labj_famecos/arte-brasileira-na-moda-revela-uma-hist%C3%B3ria-de-identidade-e-express%C3%A3o-b9518f5c08ea
O lugar do diálogo na Comunicação Estratégica: do conceito à prática no mercado – Francielle Falavigna
A aula aberta reuniu mais de 25 alunos provenientes de diferentes áreas, como direito, engenharia, economia e psicologia. A palestra abordou a essência do diálogo na comunicação estratégica e como essa prática influencia o mercado atual. Francielle iniciou a palestra mostrando um vídeo ilustrando como a comunicação afeta a percepção de uma marca. Ela ressaltou que compreender o olhar do consumidor e como gostamos de ser tratados são aspectos fundamentais na estratégia de qualquer empresa.
Estudo de caso de comunicação de crise: acidentes aéreos e Covid – Rosângela Florczak
O tema da comunicação de crises é cada vez mais relevante segundo a professora Rosângela Florczak. Nos últimos quatro anos, emergências, como a da Covid19 ou as causadas pelos climas cada vez mais agressivos, estiveram na pauta. Nesse sentido, informar previamente as pessoas que serão atingidas de alguma forma pode minimizar os prejuízos: “Se sabemos que vai acontecer, porque não se prevenir?”, questionou.
Saiba mais em: https://medium.com/@labj_famecos/dos-avi%C3%B5es-ao-v%C3%ADrus-a-comunica%C3%A7%C3%A3o-e-a-gest%C3%A3o-das-crises-021a0bae9911