Trabalho sobre feminicídio seguido de suicídio é tema de dissertação no PPGCOM da Famecos

14/06/2023 - 13h45

Eduarda Endler estudou sobre casos de violência na mídia televisiva 

As defesas de bancas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, foram finalizadas e apresentados no primeiro semestre de 2023. Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. 

A aluna Eduarda Endler apresentou sua pesquisa sob tema Feminicídio seguido de suicídio: o papel da mídia em orientar para a prevenção de casos relacionados. Segundo a estudante, o tema começa no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas também tem histórico familiar.  

“Sempre gostei de estudar sobre suicídio. Tive um caso (de suicídio) na família. Sempre foi algo do qual me perguntei. Não se encontra na mídia quase nada sobre. No TCC, eu analisei o jogo baleia azul, aí foi quando comecei a analisar academicamente”, afirma Eduarda. 

Quando a aluna entrou no mestrado, a ideia principal era estudar sobre desinformação. Então, encontrou uma ligação entre o feminicídio e suicídio por matérias e chamadas que traziam o contexto em que “homem mata mulher e se mata”. 

Eduarda acredita na comunicação como ferramenta de divulgação de redes de apoio e como denúncia de violência doméstica. “Todas as reportagens (estudadas na dissertação) foram de TV e em nenhuma apareceu uma fonte de especialista sobre violência doméstica, ou seja, faltam fontes”, aponta a aluna.

Ela declara, ainda, que pretende seguir com o tema na tese. “Eu estou cursando doutorado desde março de 2023. Quero seguir estudando questões de gênero, como violência contra mulher. Não quero parar de estudar sobre suicídio, mas quero começar a estudar sobre gênero agora”, conclui.  

 

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas