TikTok impulsiona setor audiovisual e cria novas oportunidades para profissionais da área

Com mais de 1,5 bilhões internautas mensais, aplicativo bate recorde de visualizações

07/02/2023 - 18h00
tiktok

Foto: Cottonbro studio/Pexels

Atualmente, conteúdos audiovisuais são um dos mais consumidos na internet – vídeos representam 80% de demanda. Entre as plataformas, o TikTok, que tem foco na criação e no compartilhamento de vídeos curtos, faz sucesso entre o público jovem. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a rede social foi a mais usada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos em 2021. E, sendo a quarta maior rede social de usuários do mundo, o aplicativo criou práticas para o consumo de conteúdo audiovisual e foi seguido por concorrentes – como o Instagram. 

Entretanto, produzir para o Tiktok, ou qualquer outro meio digital, vai além de seguir trends e reproduzir “dancinhas”. O mundo assiste a uma verdadeira transformação do audiovisual e participa ativamente de cada aspecto, desde a roteirização até o consumo diferenciado desse tipo de conteúdo.  

A indústria criativa assume profissionalmente as habilidades necessárias para qualificar a tendência que se consolida para produção e consumo do conteúdo, como criação de cenários que proporcionam a divulgação de conteúdos diversos de educação, esporte e até mesmo conteúdo político.  

Segundo Guilherme da Rosa, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestre e doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, aponta que o mercado mudou e as relações com o audiovisual também.  

 

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“O próprio cinema tem uma linguagem, uma história, uma identidade, como arte, como indústria. O que temos hoje fora das salas de cinema é todo um mundo a ser explorado”, afirma Guilherme. 

Ele explica que é preciso entender as regras do jogo. Ou seja, avaliar as possibilidades de criação do conteúdo em questão, considerando as responsividades audiovisuais, como o formato e como esse formato será recebido em cada plataforma, por exemplo.  

“Qual vai ser o tipo de conteúdo que vou criar e a partir de qual narrativa? Quem vai ser meu público? Como e onde meu conteúdo vai circular? Qual é o timing ideal? Entre outros pontos”, levanta Guilherme.  

Impactos no Jornalismo 

Andrei Rossetto, jornalista, pesquisador de podcasting e doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). / Foto: Arquivo pessoal

Com as mudanças realizadas pelas novas plataformas de mídias sociais, o fazer jornalismo também mudou. De acordo com Andrei Rossetto, jornalista, pesquisador de podcasting e doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), matérias e reportagens sobrevivem pela adaptação às tecnologias. 

“A capacidade de sobrevivência do telejornalismo passa por contar boas histórias, entrelaçadas por narrativas inovadoras. Não interessa se essa narrativa é no TikTok ou no Youtube. A gente precisa adaptar”, declara Andrei.  

Conforme o jornalista, agência internacional de notícias, Reuters, afirma que, em 2023, as empresas irão estudar com mais atenção as plataformas de criação e compartilhamento de vídeos. “A empresa jornalística afirmou que muitas corporações e instituições irão se esforçar mais no Tiktok, YouTube e Instagram. O desejo é entender os jovens, menores de 25 anos, além de experimentar a narrativa de vídeo vertical,” constata. 

Futuro da linguagem midiática  

Para atender a mudança acelerada da produção de conteúdo e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais que atuam na área, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos pesquisou, estudou e criou uma especialização voltada para o profissional que quer fazer do audiovisual uma potencialidade profissional e até mesmo pessoal.  

A professora e coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu Práticas Audiovisuais Entretenimento e Conteúdo, Helena Stigger, afirma que o curso é pensado para qualificar e capacitar qualquer pessoa a criar conteúdos audiovisuais para as novas plataformas de vídeos. 

“A proposta do curso é englobar alunos de várias formações que estejam interessados a se capacitar, seja para gerar conteúdos sobre política, esporte, beleza ou para ter seu próprio canal”, afirma Helena. 

O curso será oferecido na modalidade presencial, na PUCRS, com aulas a cada 15 dias. São 360 horas ofertadas pela pós-graduação, contando com 17 docentes. As aulas começam 14 de abril de 2023 e acontecem nas sextas-feiras, das 19h15 às 22h30 e nos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

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Especialização em Práticas Audiovisuais, Entretenimento e Conteúdo

  • Início: 3 de março de 2023
  • Término: 8 de março de 2024 
  • E-mail: [email protected] 

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