Pesquisadora do PPGCOM, da PUCRS, estudou sobre personagens brasileiras de séries em diferentes épocas
Mariane Collovini, discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, apresentou uma pesquisa sobre os figurinos de protagonistas de séries brasileiras e as histórias que as roupas contam. A dissertação sob título: As protagonistas nas séries brasileiras: mulheres e roupas que contam histórias, orientada pelo professor Roberto Tietzmann, foi uma análise das mudanças dessas personagens e suas roupas da dramaturgia nacional.
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, Mariane relata ter buscado se aprofundar no próprio material de trabalho. “Eu trabalho com figurino dentro do cinema. Então a ideia era também fazer uma relação com isso”, comenta.
A pesquisa, para além dos figurinos, aborda o mundo do cinema e da imagem – sendo usados como alicerce para análise sobre as representações das personagens, das séries:
1 – Malu, de Malu Mulher (1979)
2 – Zelda Scott, de Armação Ilimitada (1985)
3 – Hilda, de Hilda Furacão (1998)
4 – Malu, de Coisa Mais Linda (2019)
Segundo a autora da dissertação, a ideia é ir atrás tentar entender pelo passar das décadas como essas mulheres são retratadas. “Eu tentei entender através de análise de contextos histórico. Queria saber o que estava acontecendo: na moda, como era vista a silhueta, o desenho que a roupa fazia no corpo, o que estavam dizendo sobre a mulher e o que estava acontecendo no mundo”, aponta Mariane.
Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.