O fashion filme Moda e Cor foi exibido no último dia 20 na CCMQ
Por: Bruna Penafiel
No dia 20 de janeiro, a Cinemateca Paulo Amorim exibiu, para um público de convidados reduzido por conta das normas de segurança contra a Covid-19, Moda e Cor, um fashion filme idealizado pela estilista e produtora de moda Cláudia Moura e pelo professor de passarela Jesser Zuchelli. O minidocumentário fala sobre o ato de fazer moda, passando por várias etapas de produção e valorizando a mão de obra.
Além de possibilitar que marcas gaúchas do seguimento slow fashion mostrem o seu trabalho, o projeto também tem como um de seus objetivos elevar o fazer moda a uma ferramenta que possibilita a igualdade racial, trazendo visibilidade a profissionais negros. O filme foi gravado na Associação Cultural Vila Flores e produzido voluntariamente por estilistas, produtores e editores negros.
Cláudia e Zuchelli trabalham há muitos anos no mercado da moda e, baseados nestas vivências, classificam o mercado gaúcho como escasso, elitista, racista e padrão. Além do fashion filme Moda e Cor, nasceram outros projetos, como a capacitação para modelos negros, buscando a valorização de seus traços, e o curso de passarela para pessoas com mais de 40 anos, auxiliando na retomada da autoestima.
De acordo com os sócios, as ideias surgem de maneira bem espontânea. “A Cláudia tem as ideias brutas e eu as lapido”, brinca Zuchelli. Os projetos podem ser acessados através do Instagram, nos perfis @cau_brasil_ e @zuchelli. O filme ainda não foi disponibilizado online, porém, mais detalhes sobre o minidocumentário também podem ser vistos na mesma plataforma através do @modaecorfashion.