Programa de pós-graduação em comunicação, da PUCRS, conquista nota 6 e amplia linhas de pesquisa

11/10/2022 - 17h28

Estudantes poderão desenvolver seus estudos em três novas diferentes linhas, com orientação de professores que são referências nacionais na área

Depois de avançar no ranking de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), conquistando a nota 6 – em uma escala que vai até 7 –, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, consolida-se entre as seis melhores pós-graduações brasileiras na área, investindo na ampliação de suas linhas de pesquisa.

Alunos do PPGCOM em comemoração ao conceito 6, pela Capes.

Alunos do PPGCOM em comemoração ao conceito 6, pela Capes. Foto: Reprodução.

Para a seleção de novos estudantes e pesquisadores – aberta até o dia 2 de novembro – as pesquisas poderão ser vinculadas a três diferentes linhas. São elas: (1) Imaginário, Indústria criativa e Tecnologias emergentes; (2) Práticas nas mídias, organização e poder; e (3) Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade.

A mudança surge da compreensão que o Programa tem com relação às necessidades das pesquisas comunicacionais. “O PPGCOM está mudando as suas linhas por saber que é preciso estar em sintonia com o ar do tempo e com as demandas da sociedade. Ao tirar nota 6 na avaliação da Capes, o que classifica como padrão de excelência internacional, ajusta-se para continuar forte, atual e de olho no futuro”, afirma o Coordenador do PPGCOM, da PUCRS, professor Juremir Machado da Silva.

O processo seletivo também mudou. Com ingresso em março de 2023, as etapas foram simplificadas, em três fases: proposta de dissertação / tese, análise do currículo Lattes e entrevista. Para concorrer às 25 vagas de mestrado, o candidato deve ter diploma de graduação e para as 15 vagas de doutorado, precisa ter concluído o mestrado em data anterior à matrícula.

O PPGCOM já formou centenas de professores e pesquisadores que estão nas principais universidades brasileiras e no exterior. Além de ser um centro de pesquisa e produção de conhecimento em comunicação, o Programa se conecta com outras instituições no mundo – especialmente na França, Portugal, Estados Unidos, Moçambique e Angola – proporcionando contatos e experiências internacionais aos seus estudantes em uma grande rede voltada o avanço da área no mundo.