Professores e alunos da Famecos são destaques no 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 

17/11/2023 - 14h15

Docentes e discentes da graduação e da Pós-Graduação recebem mérito por produções 

Ao total, quatro produções jornalísticas de professores e alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos foram contempladas com mérito pelo 40º Prêmio de Jornalismo Direitos Humanos. As reportagens são: 

  • 3 º lugar de grande reportagem-livro: Cem anos da Revolução de 1923: história, mídia e cultura, de organização do professor e coordenador do PPGCOM, Juremir Machado da Silva, e de Álvaro Nunes Larangeira. 
  • 2º lugar reportagem: Policiais confessam crimes impunemente em podcasts e videocasts, do professor Fábio Canatta;  
  • Menção honrosa na categoria grande reportagem-livro: Nós não caminhamos sós – histórias de isolamento no antigo Leprosário Itapuã, da mestranda Ana Carolina de Oliveira 

A premiação ainda contemplou uma nova categoria: Liberdade e concorrendo com jornalistas profissionais de todo o país, os alunos de jornalismo Theo Giacobbe e Fran Geyer conquistaram menção honrosa com a reportagem A origem do dia nacional da liberdade de imprensa, publicada pelo LabJ. 

O que é o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo? 

Os meios e a sociedade: a importância da História e da mídia para o acesso à informação - Cursos de graduação da PUCRS formam profissionais que defendem o interesse público em diferentes áreas

Os meios de comunicação são uma ferramenta importante para o acesso à informação / Foto: Pexels

A premiação visa fomentar discussões sobre temas como liberdade e dignidade humana, além de incentivar o trabalho dos profissionais do jornalismo na defesa dos direitos humanos. Na edição de 2023, o foco principal foi o tema ‘Liberdade’. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2023. 

 

 

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas