Professor da Universidade Paul Valéry Montpellier III abordou aspectos da comunicação e da sociologia em palestra
No dia 14 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos contou com a palestra Da intimidade social a uma sociologia íntima, com o sociólogo e professor Philippe Joron, da Universidade Paul Valéry Montpellier III (França).
Desde introduções a aspectos mais gerais da sociologia e da comunicação, o pesquisador trouxe perspectivas da sociologia compreensiva para o diálogo com estudantes e professores do PPGCOM que ocupavam o auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. As questões debatidas abrangeram o tema de como e por que comunicar, além de aspectos centrais da própria sociologia, como questões econômicas, políticas e sociais.
Para o estudante e pesquisador do PPGCOM, Arthur Grohs, a palestra do sociólogo debate um nível além do comum. “A fala do Joron chama atenção para aspectos mais particulares do sujeito, num momento que se debate muitas coisas no nível macro. Na discussão sobre estrutura ou geopolítica, ele (Philippe) vai entender como o ‘ser’ é atravessado, mas também como estão ligadas em seu próprio expediente”, comenta Arthur.
Para Philippe, que atua em parceria com o PPGCOM da Famecos/PUCRS desde 2004, foi uma grande oportunidade apresentar o tema e discuti-lo. A palestra foi conduzida pelo professor e coordenador do PPGCOM, Juremir Machado, que além de mediar o diálogo com os participantes trouxe à palestra pontos pessoais e de seus estudos da comunicação.
“Como sempre, foi muito importante ter o Philippe aqui. Ele que é um dos principais parceiros do PPGCOM é um sociólogo de grande importância no qual temos compartilhado muitas publicações, pesquisas, entre outras instâncias. Aqui (Famecos) ele fez uma palestra de grande qualidade, mostrando sua trajetória e bibliografia – que estão ligadas à sua pesquisa”, afirma Juremir.
Quem é Philippe Joron?
Professor de Sociologia da Universidade Paul-Valéry, Montpellier III, França, Philippe é diretor da Faculdade de Sociologia e foi vice-reitor da Instituição. Ele pesquisa e dirige estudos sobre teoria social, representações sociais e estéticas e imaginários. O pesquisador é diretor de publicação da revista Sociétés, fundada pelo Michel Maffesoli, também parceiro do PPGCOM, da PUCRS. Philippe ainda é especialista de algumas obras do pensador francês Georges Bataille como “O Erotismo” e “Teoria da Religião”.