Em 2023, o edifício de número 7 da PUCRS celebra meio século de construção
Em março de 2023, o Prédio 7, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos completa meio século desde a inauguração. A construção faz parte da história da Famecos e de muitos alunos, funcionários, professores e profissionais que se formaram aqui.
Um ano após a criação do curso polivalente (1967), que abrangia Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, a Famecos veio para o campus da PUCRS, sem prédio definido. Em 1970, após a resolução do Conselho Federal de Educação, (hoje, Conselho Nacional de Educação), o curso de Comunicação Social foi reestruturado, com especializações em Jornalismo, como Jornalismo Impresso, Radiofônico, entre outros.
Construído após o lançamento do curso de Comunicação Social, o prédio foi o primeiro edifício no Brasil com instalações previstas para estúdios de rádio, televisão, fotografia e cinema. A estrutura ficou pronta em 1972, mas foi só em 1973 que foi ocupada.
Desde então, o Prédio 7 se tornou símbolo da PUCRS, onde já passaram mais de 12 mil profissionais formados da área da comunicação, artes, audiovisual e design.
Lançado no dia do SET 36º da Indústria Criativa, os alunos do Co.Lab produziram um vídeo em homenagem aos 50 anos de utilização e existência do Prédio 7.
O desafio foi conseguir misturar a nostalgia com o futuro e a inovação. É o que aponta Antônio Mariano, 22, aluno de jornalismo, que participou da produção do conteúdo audiovisual.
“A ideia era dizer ‘ei, vamos ficar felizes pelo que passou, mas vamos também olhar para frente com uma felicidade’. Porque, às vezes, quando produzimos vídeos nostálgicos vem um tipo de melancolia. E aqui, queríamos trazer um sentimento positivo quanto ao passado, ao presente e ao futuro”, conta Antônio.
Em dezembro de 2017, a faculdade transformou-se em Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, seguindo a reorganização estrutural da PUCRS. O curso de Design, criado em março de 2017, foi incorporado à Escola, o que provocou mudanças significativas no Prédio. Após a pandemia, algumas transformações ocorreram no edifício.
Atualmente, o Prédio 7 passa por novas mudanças na estrutura visando um maior conforto e interatividade entre alunos, professores e técnicos-administrativos.