PPGCOM apresenta pesquisas para a comunidade

O evento reuniu estudantes, pesquisadores e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Famecos/PUCRS

30/05/2023 - 16h53

O PPGCOM organizou a Mostra de pesquisa em comunicação PPGCOM/PUCRS 2023: contribuições inovadoras para o conhecimento e as práticas comunicacionais. O evento ocorreu de forma online, com a participação de professores e pesquisadores. Durante a manhã e a tarde, foram

Mostra reuniu pesquisadores, estudantes e orientadores.

apresentadas 16 pesquisas que contaram com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A mostra teve como principal objetivo a apresentação à comunidade universitária e ao mercado as pesquisas realizadas no programa. É a primeira vez que um evento desse tipo foi organizado pela Famecos.

“Este evento tem um papel crucial na promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Através da exposição dos resultados dessas pesquisas, podemos despertar o interesse do público, informar as pessoas sobre as últimas descobertas em várias disciplinas e demonstrar como a pesquisa científica pode ter um impacto positivo em nossas vidas”, afirmou o professor Roberto Tietzmann.

No início da tarde, a pesquisadora Ana Paula Bourscheid apresentou sua pesquisa sobre o uso de jogos com propósito (quando um jogo é pensado para explorar uma certa área do pensamento), mais especificamente, do jogo Super Gotinha VS Desinformação. O game foi criado com o intuito de combater a desinformação acerca das vacinas contra a Covid-19 e será apresentado em diversas escolas pelo Brasil. Ela também discutiu a importância de se utilizar jogos com propósito para abordar questões sociais relevantes, como a disseminação de informações falsas e vacinas, e como isso pode ser uma ferramenta eficaz para educar e conscientizar jovens.

A pesquisadora Taís Valente apresentou a tese sobre as transformações profissionais na área da Publicidade e Propaganda. Taís foi motivada por sua inquietação após mais de 20 anos de atuação no meio e decidiu realizar sua pesquisa sobre como equilibrar a flexibilização do trabalho publicitário para que ele não se torne precário. Após terminar sua pesquisa, Valente definiu 11 princípios fundamentais para a qualificação do trabalho. Entre eles, destacou que a perversidade nos trabalhos publicitários não pode ser normalizada e citou também a importância do estabelecimento de acordos entre agência e profissional, “Essa relação é muito permissiva. A agência acaba sendo muito permissiva ao tratar o pedido do cliente como lei, que deve ser atendido na hora. O que acaba pressionando os profissionais.”

O professor e coordenador do PPG em Comunicação Social, Juremir Machado da Silva, entende que o evento foi relevante “tanto para a comunidade acadêmica, quanto para os pesquisadores que tiveram a possibilidade de apresentar suas pesquisas”. Para a professora Cristiane Mafacioli, “Quando esse conteúdo das pesquisas chega a um número maior de pessoas, maior é o potencial de compartilhamento e disseminação”. A primeira edição da mostra começou por volta das nove horas da manhã e se encerrou às nove da noite.