Aluna do PPGCOM da Escola de Comunicação, Artes e Design, da PUCRS, estudou discursos contemporâneo para desenvolver pesquisa
Marcas e suas perspectivas dentro de organizações foi o tema da dissertação de Glória Rückert Jungkenn, aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da PUCRS, PPGCOM. A dissertação, intitulada como Comunicação organizacional e as marcas discursivas das marcas na contemporaneidade, abordou as marcas e seus discursos contemporâneos, as formas que elas são assumidas pelas organizações e seu próprio discurso.
“As marcas nos marcam, ou seja, nos marcam como individuo, mas também como organização. Essas que são sistemas vivos. Usei na minha dissertação a teoria da complexidade, o pensamento sistêmico e o complexo, que tem três princípios basilares, num deles o produto produz o produtor”, aponta Gloria.
A pesquisa não foi continuação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas a Comunicação Organizacional foi também tema de abordagem. A aluna aponta que a pesquisa é resultado de como a sociedade funciona hoje.
“Não existe ninguém que não seja atravessado por algum tipo de organização. Essa criação de sentido, esse compartilhamento do comum se faz presente nas marcas. A gente vive na sociedade do consumo. Eu vejo a minha mãe olhando mídias sociais, vejo a gente num show que tem patrocínio de marcas. Tudo quer ser marca. As marcas cresceram entre potencias e fragilidades, elas são odiadas e amadas”, afirma a aluna.
Gloria também declara que pretende seguir com o universo das marcas, mas agora voltada para employer brand. “Quero trabalhar com diversos públicos. Quero entender como a comunicação se manifesta na cultura organizacional”, conclui.
Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.