Professores indicam produções audiovisuais sobre assuntos importantes para profissionais da área
Durante o período de distanciamento social causado pelo coronavírus (Covid-19), assistir a filmes e séries pode ser uma boa alternativa de atividade para quem está em casa. Com cinemas fechados, você pode aproveitar para matar a saudade das telonas enquanto acompanha produções audiovisuais sobre diversos assuntos. E, por que não, curtir uma obra sobre os temas que você estuda ou tem interesse? Nesta edição, veremos quais filmes e séries são as indicadas pelos professores da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, com referências de assuntos estudados nos cursos.
1. Patch Adams – O amor é contagioso (1998), de Tom Shadyac
Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais inicialmente causam espanto, mas, aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer encontrar um motivo para expulsá-lo, apesar de ele ser o melhor da turma.
O filme, que foi indicado ao Oscar de 1999 na categoria de melhor trilha sonora, é uma indicação do professor Eduardo Gonçalves Mota, do curso de Odontologia.
2. Quase Deuses (2004), de Joseph Sargent
Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando nasceu um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Com a chegada da Grande Depressão, ele é demitido, com a justificativa de que a preferência seria para quem precisava sustentar a família. A depressão o atinge duplamente, pois, devido à falência do banco, perdeu suas economias de sete anos, guardadas com sacrifício para cursar a faculdade de Medicina. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitada. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e, às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.
O longa, que ganhou três prêmios Emmy, é uma sugestão da professora Clarissa Netto Blattner, do curso de Fisioterapia.
3. The Good Place (2016-2020), por Michael Schur
Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) está morta. Acontece que, após sua partida, ela foi enviada ao “Good Place” ou “Lugar Bom” –, um local de eterna felicidade destinado às pessoas que fizeram o bem durante suas vidas. Lá, todos são bons e encontram as suas almas gêmeas, com quem passarão o resto da eternidade. Mas tudo isso não passa de um acidente: Eleanor não merece estar lá. E agora, será que ela vai conseguir esconder a verdade de Michael (Ted Danson), que coordena a vizinhança, ou será eventualmente enviada ao ”Bad Place”?
A divertida série é uma indicação da professora Tatiana Cardoso Baierle, do curso de Psicologia.
4. O Tempero da Vida (2005), de Tassos Boulmetis
Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer, Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos, ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.
O filme é uma indicação da professora Rochele de Quadros Rodrigues, do curso de Gastronomia.
5. Westworld (2016-), de Jonathan Nolan e Lisa Joy
Westworld é um parque temático futurístico para adultos, dedicado à diversão dos ricos. Um espaço que reproduz o Velho Oeste, povoado por androides – os anfitriões –, programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), para acreditarem que são humanos e vivem no mundo real. Lá, os clientes – ou novatos – podem fazer o que quiserem, sem obedecer a regras ou leis. No entanto, quando uma atualização no sistema das máquinas dá errado, os seus comportamentos começam a sugerir uma nova ameaça, à medida que a consciência artificial dá origem à “evolução do pecado”. Entre os residentes do parque, está Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), programada para ser a típica garota da fazenda, que está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de uma bem arquitetada mentira.
Vencedora de três prêmios Emmy, a série é uma dica do professor Samuel Greggio, do curso de Biomedicina.
• Designated Survivor (2016-2019), por David Guggenheim, Amy Harris e Jon Harmon Feldman
O Presidente dos Estado Unidos é vítima de um bombardeio durante o discurso do Estado da União, no capitólio, e todos os outros membros do governo que estavam presentes morrem também. Tom Kirkman (Kiefer Sutherland), o secretário de habitações e desenvolvimento urbano, funcionário público de mais alto escalão ainda vivo, vira presidente do dia para noite. Uma conspiração parece se desvelar ao seu redor e ele precisa proteger sua família enquanto descobre o que está acontecendo.
Seriado é dica do professor Fabio Rodrigo Suñé, do curso de Educação Física.
• Quatro Vidas de um Cachorro (2017), de Lasse Hallström
Popularmente conhecido como o “melhor amigo do homem”, filmes de cachorro são um sucesso atemporal. Neste filme, um cachorro morre e reencarna várias vezes na Terra. Embora encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém sempre o sonho de reencontrar o seu primeiro dono, Ethan, seu maior amigo e o grande amor de sua vida. Mas não sem passar por muitas aventuras e conhecer outros donos com diferentes estilos de vida.
Filme emocionante sugerido pela professora Eliane Romanato Santarém, do curso de Ciências Biológicas.