A apresentação ocorrerá na próxima segunda-feira, 6 de março, e contará com uma banca avaliadora de pessoas negras
O cronograma de defesas desse mês de março, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, o doutorando Wagner Machado da Silva apresentará sua tese no próximo dia 6, segunda-feira. Com o tema A cor do conhecimento: Afronarrativas, racismos e (in)visibilidade dos doutorandos negros nos programas de pós-graduação em comunicação do Rio Grande do Sul.
O estudante do Programa aborda o racismo dentro das instituições de ensino superior do estado. “Antes não tinha cotas, hoje tem. Eu vejo isso como uma conquista. Mas igual a mudança não vem pelo amor, vem pelo embate. Nós provocamos a mudança”, afirma Wagner.
Com o intuito de inserir discussão sociais na tese, o doutorando ressalta que a tese tem um valor social grande por falar sobre pessoas. “A minha tese prova a pouca diversidade na comunicação”. Ainda com propósito coletivo e humano, Wagner questiona “Onde estão os doutores negros?”. Os aspectos norteadores da pesquisa elencam:
O doutorando pretende seguir com a carreira acadêmica e lecionar em universidades. “Quero ser professor, mas mais que isso. Quero que mais pessoas tenham a mesma oportunidade que eu. O primeiro passo é dar retorno para sociedade. Quero que mais pessoas consigam entrar nessa jornada transformadora da comunicação. Quero contribuir”, conclui.
Wagner faz um convite a todos que queiram participar presencialmente da defesa da tese. A banca será híbrida, transmitida pelo seu canal no YouTube, e apresentada na sala 302, às 18h, do prédio 7, da PUCRS.