Saiba como essa estratégia de marketing pode ser a solução para que empresas possam se destacar da concorrência, adquirir mais relevância e visibilidade.
Num mundo cada vez mais competitivo, o branding é essencial para destacar as marcas e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.
Mas que conceitos são esses e como eles impulsionam o negócio?
O branding é muito mais do que logotipo bonito ou paleta de cores atraente. É a essência da marca, é como o negócio é percebido pelo cliente.
Uma estratégia eficaz envolve a criação de uma identidade única e consistente, que consiga potencializar a percepção da sua marca na mente do público-alvo.
Alinhar missão, visão e valores de forma clara é fundamental para estabelecer um propósito central para a marca.
Segundo Thiago Padilha, professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, a principal tendência para esse ano é o Co-Branding, uma estratégia em que duas marcas se unem para criar um produto ou serviço conjunto que capitalize as forças e valores de ambas.
O professor dos cursos de Comunicação Empresarial e de Publicidade e Propaganda acrescenta que essa colaboração pode ampliar o alcance da marca, aumentar a credibilidade e até mesmo abrir novos mercados.
Padilha destaca seu trabalho com a Stone, patrocinadora do Big Brother Brasil, onde estão “o tempo inteiro gerando conversas com outras marcas patrocinadoras e às vezes não patrocinadoras também”.
Ao escolher parceiros, é importante procurar por marcas que tenham valores parecidos e público-alvo complementar, mantendo uma comunicação clara e transparente, aponta o professor.
Hoje, existem programas com visibilidade nacional, onde há marcas investindo em patrocínio e buscando não ficarem sozinhas, aponta Thiago.
“Em vez da marca querer ficar sozinha nisso e querer só ter o protagonismo do patrocínio, ela pega e abraça esse ecossistema, interagindo com marcas que tenham afinidade”, ressalta o docente da Famecos.
Além de construir uma forte identidade e buscar parcerias estratégicas, proporcionar uma experiência excepcional ao cliente é vital para o sucesso da marca a longo prazo.
Experiências personalizadas, acessíveis e disponíveis nos canais de comunicação são fundamentais para moldar a percepção do cliente sobre a marca, influenciando também na sua lealdade.
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Por último, Padilha se considera um “entusiasta do aprender”, indo além dos assuntos envolvendo a sua área. Para o professor, um caminho para a profissionalização é a especialização, “que é uma coisa que tem que estar no radar de quem quer se destacar no mercado, não dá para a gente ficar olhando só para o lado”.
Assim, investir em um branding sólido, parcerias estratégicas através do co-branding e oferecer uma experiência excepcional aos clientes são os pilares para construir uma marca forte e duradoura.
(Luciana Weber, estagiária do LabJ, Famecos, PUCRS).