O dossiê contém artigos de pesquisadores do Brasil, China, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Alemanha
A Revista FAMECOS começou a publicar neste mês o Dossiê Mudanças Tecnológicas e Culturais na Era Digital. A temática foi proposta pelo Visual Culture Working Group, da IAMCR (Associação Internacional para Pesquisa de Mídia e Comunicação).
O tema foi uma homenagem à China que sediou a Conferência IAMCR Beijing de 2022. Por isso, foi decidido que dois dos artigos incluídos no Dossiê seriam escritos por autores chineses.
Um destes dois artigos já está disponível para a leitura na Revista Famecos. O artigo é chamado O que é o filme Metaverse? Pesquisa sobre novas artes e filmes digitais e o autor é o pesquisador chinês Zhao Linuo da Beijing Foreign Studies University (BFSU). O outro artigo ainda será publicado pela revista.
Além deles, o dossiê possui textos escritos por pesquisadores do Brasil, China, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Alemanha. A editora da Revista FAMECOS, Dra. Beatriz Dornelles explica que é importante ter artigos escritos por pesquisadores de diferentes nações para que a revista tenha o maior número possível de acessos e citações.
“A citação da revista é o que pontua ela, quanto mais citações [de autores] ela tiver, mais alta será a nota da revista”, explica a editora.
Até o momento, o dossiê possui 7 artigos, que podem ser acessados pela Revista FAMECOS. São eles:
Pesquisa sobre a intermidialidade do Metaverso e do Cinema – Zhao Linuo
O que é a Revista Famecos?
A Revista Famecos é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUCRS e foi criada em Setembro de 1994. A revista tem uma edição por ano, que inclui artigos de pesquisadores de diversos países.
A revista seleciona e publica artigos, resenhas e ensaios que sejam capazes de provocarem impacto e promover o avanço da pesquisa científica na área de comunicação.
Os textos publicados envolvem as seguintes áreas: Jornalismo, Cinema, Imaginário, Cibercultura, Mídia e Cultura, Audiovisual, Pensamento Midiático Comunicacional, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Comunicação Empresarial e Design.
Todos os artigos publicados pela revista são inéditos. Para publicar nela, é necessário que o primeiro autor seja Doutor, enquanto o segundo autor pode ser doutorando.
Desde 2010, a Revista FAMECOS circula apenas no formato digital. Ela pode ser acessada pelo navegador e sem custos.