A Escola de Comunicação, Artes e Design—Famecos da PUCRS, realizou, nesta sexta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa para refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres não apenas no âmbito da comunicação, mas também na pesquisa, nos ambientes profissionais e na sociedade como um todo. O diálogo, aberto à comunidade, foi mediado pela professora da Famecos, Fernanda Nascimento, e contou com a presença da jornalista Ana Ávila.
A jornalista instigou reflexões pertinentes. “Qual é, de fato, o papel das mulheres dentro de uma redação? Em que posições estão inseridas? Quem ocupa as posições de comando e liderança? Quem determina as pautas? Como comunicadores, é nossa responsabilidade ponderar sobre essas questões. São aspectos que não apenas moldam nossa produção, mas também influenciam a interpretação que a sociedade terá daquele conteúdo produzido. Enquanto jornalistas, devemos cuidar do que produzimos e como isso impacta na estrutura social”, afirmou.
A professora e pesquisadora Fernanda Nascimento enfatizou que, nesta data, é o momento de refletirmos sobre a natureza de nossas relações de trabalho, examinarmos nossas rotinas e avaliarmos a estrutura de nossas organizações. “Este é também o momento de considerar os conteúdos que estamos produzindo, as representações que estamos construindo e nossa capacidade de transformar as desigualdades. Somente assim poderemos continuar construindo uma sociedade menos desigual”, comentou a professora.
O evento proporcionou um espaço enriquecedor para a comunidade acadêmica e profissional, em que questões essenciais foram abordadas e experiências compartilhadas. A abertura para discutir as barreiras específicas que as mulheres encontram em suas trajetórias contribui para a conscientização coletiva e impulsiona ações concretas em direção à igualdade de gênero.