Desde que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook Inc., anunciou que sua empresa passaria a se chamar “Meta”, a cultura digital passou a encarar uma nova realidade. Fazendo referência ao termo “metaverso”, a empresa agora aposta na construção de uma nova realidade completamente imersiva. A decisão vai ao encontro do que muitas marcas já vêm fazendo em diversos segmentos, como na moda e nos games. E foi justamente para falar sobre todas essas transformações que no último dia 29/03 a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS recebeu José Masiero, gerente de inovação da DB Server, para a realização da aula de abertura do semestre do Curso de Publicidade e Propaganda.
Partindo do tema “Metaverso: como fazer parte desta revolução”, Masiero abordou todos os pontos que envolvem o metaverso, desde o princípio da computação pessoal nos anos 70, passando pela computação móvel dos anos 2000 e chegando no estágio que encontramos hoje com a computação espacial. “O metaverso é um tipo de realidade mista entre a realidade aumentada e realidade virtual”, conta Masiero.
Na apresentação, Masiero ainda apresentou algumas ações que já estão sendo feitas há tempos, como os filtros do Snapchat, que são parte do conceito de
realidade estendida, essencial para a criação do metaverso.
Entre os mecanismos do metaverso que já estão em nossa realidade, Masiero mostrou aos alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos outras práticas, como o investimento de marcas como a Gucci em peças de roupa e acessórios digitais. Além disso, José Masiero também apresentou as possibilidades de mercado, afinal, essa é uma área em constante evolução e que necessita de profissionais qualificados para continuar se desenvolvendo.
Por fim, a Aula de Abertura do Semestre encerrou com perguntas dos alunos.
Confira abaixo algumas fotos do evento: