A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos traz nos seis cursos de graduação a pesquisa, o extensionismo e a prática mercadológica
A PUCRS busca diversidades, adaptado os currículos dos cursos de acordo com o mercado. Nos seis cursos de graduação — Comunicação Empresarial; Design de Produto; Design de Comunicação; Jornalismo; Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda, a inovação é presente, sendo o currículo pensado de acordo com o que o mercado propõe. É o que aponta Rosângela Florczak, professora e decana da Escola.
“Os cursos de graduação da Famecos têm um diferencial muito importante para os futuros profissionais. O estudante tem um contato com o mercado desde o início da sua formação, seja pela oportunidade de desenvolver atividades práticas ou pela aproximação com a profissão desde o primeiro semestre. Essa relação é estabelecida na sala de aula, quando especialistas entram e conversam com esses alunos”, afirma Rosângela.
O diferencial é feito no dia a dia, dentro dos espaços compartilhados por todos os alunos e alunas. Tanto os cursos tradicionais, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda, quanto os cursos novos, como Produção Audiovisual e Comunicação Empresarial seguem a lógica de planejamento de mercado, junto a pautas humanas e sociais. Com isso, o aluno consegue ter esse contato com as práticas profissionais já de início. Conheça mais sobre os cursos:
Comunicação Empresarial
O curso é interdisciplinar, abrangendo áreas de dentro e de fora da comunicação, formando profissionais aptos não só para questões internas, mas também em marketing, gestão de reputação, planejamento de marca, entre outras funções essenciais, como o olhar humano e social. O curso é de tecnologia e tem duração de dois anos e meio, dando possibilidade a uma carreira acadêmica, ou seja, o aluno pode fazer uma especialização ou um mestrado após a conclusão.
Design de Comunicação e Design de Produto
O curso forma alunos que sejam capazes de atuar em todos os campos do design. São duas vertentes que, por meio de aulas práticas e embasadas em situações e clientes reais, desenvolvem projetos de diversas áreas da comunicação e de produto ao longo dos quatro anos de ensino.
Jornalismo
Com 70 anos de história, o curso é conhecido pela formação de jornalistas aptos para atuar em todas as áreas do jornalismo, sejam elas tradicionais ou emergentes, trabalhando com situações reais nas aulas, sendo incentivada a produção de conteúdo autoral dos alunos.
Produção Audiovisual
Com estruturas modernas e tecnologia, o curso de Produção Audiovisual está sendo lançado em novo formato, abordando todos os aspectos do desenvolvimento do audiovisual a partir de pelo menos oito realizações práticas. São desenvolvidos durante o percurso questões relacionadas ao conteúdo e todas as funções de uma equipe de gravação.
Publicidade e Propaganda
O curso aborda as duas faces da publicidade atual, com aulas teóricas e práticas tanto do aspecto estratégico, focando no empreendedorismo e no planejamento de marca, quanto do aspecto de produção nos laboratórios de criação em design e em audiovisual.
Além da preocupação com a formação profissional, a Escola também possui uma educação humanística, desenvolvendo relações e práticas sociais, tanto na graduação, quanto nos Cursos de Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, que servem para complementar a formação do aluno.