Após as modernizações dos estádios a partir da Copa do Mundo de 2014, a pesquisa focou nos comportamentos de jovens e residentes da capital gaúcha
A maneira dos jovens, residentes em Porto Alegre e torcedores da dupla Gre-Nal, consumirem o futebol mudou, consideravelmente, após a modernização dos estádios devido à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Os valores atuais dos ingressos são determinantes para o afastamento de uma parte das torcidas dos clubes como Grêmio e Internacional. É o que indica o levantamento desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa de Mercado em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. O estudo foi realizado com pessoas na faixa etária de 18 a 30 anos.
“Essa pesquisa buscou compreender os motivos que levaram os jovens a reduzirem a sua procura por futebol, entender as suas percepções quanto às mudanças na maneira de torcer e projetar as suas perspectivas para o futuro no meio”, comenta o professor da Universidade e orientador da pesquisa, Ilton Teitelbaum. Segundo o professor, os resultados coletados poderão ser utilizados como alternativas para os clubes se adaptarem ao novo modelo, resgatar o interesse do seu torcedor e cativar os novos públicos potenciais.
.
A maioria dos jovens que participaram da pesquisa acredita que haverá uma grande mudança na forma de consumir futebol nos próximos cinco anos. Alguns temas foram apontados, como também desejados: