Iniciativa visa debater os desafios da imprensa durante a pandemia de Covid-19 e contará com a participação de alunos de outras universidades
Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) a necessidade de informações claras e verdadeiras tem sido cada vez maior. Porém, com as medidas de distanciamento social, manter a produção e a divulgação de notícias se tornou um desafio para os profissionais do jornalismo. Para debater sobre isso, os alunos que integram o Editorial J, Laboratório de Jornalismo Convergente da Famecos, estão realizando um programa de entrevistas com jornalistas de veículos da imprensa local e nacional. O programa, intitulado #SemEstúdio, ocorre todas as terças-feiras, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Editorial J.
Toda a produção das reportagens e programas do Editorial J está sendo realizada de forma remota pelos estudantes. A supervisão é feita pelos professores do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS.
Na edição desta terça-feira, 12 de maio, às 19h, o #SemEstúdio entrevistará o repórter do programa Fantástico, da Rede Globo, Marcelo Canellas. Em sua trajetória, o jornalista conta com mais de 40 prêmios nacionais internacionais por suas matérias focadas em problemas sociais do país. Além do repórter, o programa terá a participação de três alunos do Laboratório de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é que, a cada semana, uma universidade diferente seja convidada a participar do #SemEstúdio.
Os espectadores também podem participar enviando perguntas que serão lidas ao vivo pelos alunos. Os principais momentos do programa serão narrados simultaneamente pelo Twitter no @EditorialJ.
Nas duas primeiras edições do #SemEstúdio, os estudantes de jornalismo da Famecos entrevistaram os repórteres Cristiano Dalcin, da Record TV, e Cristine Galiza, da RBSTV. Os programas atingiram mais de dois mil espectadores em cada edição. As entrevistas podem ser conferidas aqui.
Leia também: Famecos cria serviço de curadoria de conteúdos sobre a Covid-19