Estudantes da Famecos ficam em 1º lugar no Prêmio Universitário Aberje

Grupo do curso de Relações Públicas da PUCRS também havia vencido a última edição da premiação, na 3ª posição

08/07/2021 - 15h03
Estudantes da Famecos ficam em 1º lugar no Prêmio Universitário Aberje - Grupo do curso de Relações Públicas da PUCRS também havia vencido a última edição da premiação, na 3ª posição

Grupo venceu em 1º lugar o Prêmio Universitário Aberje / Foto: Reprodução

Comunicação, conectividade e desenvolvimento social foram os temas da 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), que teve como vencedora a equipe de estudantes do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos). 

Eduardo Avila Dalbem, Thays Maria de Aquino Oliveira e Nathalia Paloschi Lima, da PUCRS, e Natalia Pagliarin Appel, aluna da UFRGS, ficaram em 1º lugar. Mas o reconhecimento não é uma novidade para o grupo, que também venceu a premiação em 2020, em 3º lugar.  

O desafio deste ano foi “desenvolver um projeto de comunicação que mude a percepção dos públicos sobre a importância da conectividade e, consequentemente, do setor de telecomunicações para o desenvolvimento social e econômico no Brasil”, proposto pela Tim, empresa patrocinadora da edição.  

Para isso, os/as estudantes desenvolveram uma proposta de movimento articulado entre marcas do setor, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Experiências que aproximam do mercado de trabalho 

Estudantes da Famecos ficam em 1º lugar no Prêmio Universitário Aberje - Grupo do curso de Relações Públicas da PUCRS também havia vencido a última edição da premiação, na 3ª posição

Cerimônia de entrega da premiação / Foto: Reprodução

Para Nathalia, vencer o PUA no final da sua formação tem um significado muito especial: “é uma confirmação de que estamos no caminho certo como profissionais de comunicação e como Relações Públicas”. O colega Eduardo destaca que um dos diferenciais dessa experiência é sair da zona de conforto e “pensar com criatividade e inovação, mas também de forma estratégica e com planejamento”.  

Já Natalia conta que, mesmo não sendo a sua primeira vez como participante, a experiência foi totalmente nova. “Levar o primeiro lugar só mostrou como nós evoluímos ao longo dos desafios apresentados e construímos um trabalho coeso, no qual expressa como nós somos e pensamos como profissionais da comunicação”, pontua. 

Thays também aproveitou o momento para agradecer ao professor e orientador Diego Wander, que já foi reconhecido pela instituição como Educador do Ano, em 2017. 

De frente com a banca avaliadora 

Marcio Lino, executivo da Tim, parabenizou o desempenho dos grupos. “Os participantes estão de parabéns. Trouxemos um problema real, a questão do setor, da Tim e do Instituto Tim. Foi muito bom ver que os trabalhos deram soluções que conectam esses três pilares”, destaca. 

Os trabalhos foram julgados por uma comissão constituída por profissionais experientes do mercado: 

  • Alessandra Ber, gerente executiva de Relações com a Imprensa da TIM; 
  • Cindy Correa, gerente de Comunicação da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores; 
  • Camilla Souza, especialista de Marca e Comunicação na área de Educação Corporativa do Grupo Boticário; 
  • Cristiane Martins, consultora de Comunicação Institucional da SulAmérica; 
  • Giovanni Nobile, gerente de Soluções de Comunicação Interna do Banco do Brasil; 
  • Marcio Lino, executivo de ESG da TIM; 
  • Maira Pinheiro, especialista de Comunicação Corporativa da Alpargatas; 
  • Renata Ito Bauer, parceira de negócios em RH e OD na Novo Nordisk. 

Sobre a premiação 

Promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o Prêmio propõe que estudantes apliquem seus conhecimentos acadêmicos na resolução de cases de comunicação de grandes marcas, buscando soluções para questões estratégicas e tornando o desafio plural e real.  Promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o Prêmio propõe que estudantes apliquem seus conhecimentos acadêmicos na resolução de cases de comunicação de grandes marcas, buscando soluções para questões estratégicas e tornando o desafio plural e real.  

Nesta edição mais de 66 grupos se inscreveram, totalizando 197 integrantes de 25 cursos diferentes de todo o Brasil. Apenas seis equipes passaram para a final, apresentando suas ideias para a banca. 

Cada grupo vencedor recebe R$ 10 mil, para o primeiro lugar; R$ 5 mil, para o segundo lugar; e R$ 3 mil, para o terceiro lugar. Os projetos estarão disponibilizados no site do PUA e nas redes sociais da Aberje. 

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