Grupo do curso de Relações Públicas da PUCRS também havia vencido a última edição da premiação, na 3ª posição
Comunicação, conectividade e desenvolvimento social foram os temas da 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), que teve como vencedora a equipe de estudantes do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos).
Eduardo Avila Dalbem, Thays Maria de Aquino Oliveira e Nathalia Paloschi Lima, da PUCRS, e Natalia Pagliarin Appel, aluna da UFRGS, ficaram em 1º lugar. Mas o reconhecimento não é uma novidade para o grupo, que também venceu a premiação em 2020, em 3º lugar.
O desafio deste ano foi “desenvolver um projeto de comunicação que mude a percepção dos públicos sobre a importância da conectividade e, consequentemente, do setor de telecomunicações para o desenvolvimento social e econômico no Brasil”, proposto pela Tim, empresa patrocinadora da edição.
Para isso, os/as estudantes desenvolveram uma proposta de movimento articulado entre marcas do setor, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Para Nathalia, vencer o PUA no final da sua formação tem um significado muito especial: “é uma confirmação de que estamos no caminho certo como profissionais de comunicação e como Relações Públicas”. O colega Eduardo destaca que um dos diferenciais dessa experiência é sair da zona de conforto e “pensar com criatividade e inovação, mas também de forma estratégica e com planejamento”.
Já Natalia conta que, mesmo não sendo a sua primeira vez como participante, a experiência foi totalmente nova. “Levar o primeiro lugar só mostrou como nós evoluímos ao longo dos desafios apresentados e construímos um trabalho coeso, no qual expressa como nós somos e pensamos como profissionais da comunicação”, pontua.
Thays também aproveitou o momento para agradecer ao professor e orientador Diego Wander, que já foi reconhecido pela instituição como Educador do Ano, em 2017.
Marcio Lino, executivo da Tim, parabenizou o desempenho dos grupos. “Os participantes estão de parabéns. Trouxemos um problema real, a questão do setor, da Tim e do Instituto Tim. Foi muito bom ver que os trabalhos deram soluções que conectam esses três pilares”, destaca.
Os trabalhos foram julgados por uma comissão constituída por profissionais experientes do mercado:
Promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o Prêmio propõe que estudantes apliquem seus conhecimentos acadêmicos na resolução de cases de comunicação de grandes marcas, buscando soluções para questões estratégicas e tornando o desafio plural e real.
Nesta edição mais de 66 grupos se inscreveram, totalizando 197 integrantes de 25 cursos diferentes de todo o Brasil. Apenas seis equipes passaram para a final, apresentando suas ideias para a banca.
Cada grupo vencedor recebe R$ 10 mil, para o primeiro lugar; R$ 5 mil, para o segundo lugar; e R$ 3 mil, para o terceiro lugar. Os projetos estarão disponibilizados no site do PUA e nas redes sociais da Aberje.