Estudante da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos é vencedora do prêmio Apple Swift Student Challenge 2022

Por: Marinah Nogueira

03/06/2022 - 17h17

Um bom filho a casa torna. É o que dizem, e Bárbara Pinto comprova. Aluna da turma pioneira de Design de Produtos, em 2017, agora estudante do curso de Design de Comunicação e dona de uma mente inquieta, ela admite que as coisas tradicionais não se encaixavam no que buscava. 

“Fui vendo o que eu gostava. Era mais dessa parte criativa de solucionar problemas, de inventar coisas, consertar, montar. Foi muita coincidência. Eu olhei no site da PUCRS e vi: curso novo, Design. Fui ler e era muito legal”, afirma Bárbara.

O caminho da nossa aluna foi traçado dentro da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, mas chegou do outro lado do Campus, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Bolsista do Apple Developer Academy, Bárbara ganhou o prêmio anual WWDC22 Swift Student Challenge. 

Chimas, o aplicativo criado por Bárbara, consiste em resgatar a cultura do mate de forma lúdica, contando a história dessa tradição com a proposta de ensinar a montar o famoso chimarrão. Concebido em período pandêmico, o projeto foi uma experiência desafiadora, onde ela realizou diversas funções, sendo programadora, designer e até mesmo pesquisadora.  

“Eu quis trazer uma cultura nossa. Queria mostrar os nossos diferenciais. E com a pandemia, as rodas de chimarrão diminuíram. Agora tem que ser tudo individual. Pensei o quanto é legal essa história e queria tentar imortalizar essa tradição”, comenta Bárbara. 

Interface do app “Chimas”

A aluna ainda declara que a caminhada dentro da Escola foi muito importante para desenvolver o projeto vencedor. Ela aproveitou ao máximo cada momento da graduação, sendo bolsista de Iniciação Científica, estagiária no nosso Co.Lab (Ateliê de Comunicação e Criação), fora as palestras e cursos que se inscreveu durante a jornada acadêmica.  

Aliás, o primeiro prêmio conquistado por Bárbara foi no SET Universitário. Ao total, foram nove prêmios no evento anual, promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Dentre os projetos campeões no SET, o primeiro deles foi Mirim, registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e doado para a Fundação Pão dos Pobres. A iniciativa rendeu matéria no Jornal do Comércio e abriu muitas portas para Bárbara. 

“Foi tudo a partir de um projeto feito em aula que foi se desdobrando depois do SET”.  Bárbara afirma, ainda, que é sempre importante usufruir ao máximo o período da graduação. “Aliás, sempre digo para aproveitar as conexões com os colegas e professores. Às vezes, um projeto que fica em último num concurso, fica em primeiro em outro. O importante é tentar”, conclui a estudante. 

Em breve, Chimas estará disponível para download e terá versão em inglês e português. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas