Capacitação tem o intuito de fortalecer competências comunicacionais a partir de estratégias midiáticas atuais
A comunicação é viva. A cada momento, surgem novas perspectivas e abordagens na área. É partindo desse viés, que o curso de Media Training está sendo realizado para 80 comandos da Brigada Militar. A capacitação é voltada para os comandantes e acontece do dia 22 de agosto ao dia 1º de setembro na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos.
Reconhecer a importância da comunicação é o primeiro passo para o desenvolvimento de outras áreas de uma instituição. Sendo assim, o Media Training tem como objetivo desenvolver competências comunicacionais por meio de encontros com professores da Escola.
Docentes especializados estão ministrando as orientações durante o período da capacitação. Antônio Hohlfeldt, Cleusa Scroferneker, Deivison Campos e Rosângela Florczak são alguns dos professores que estão desenvolvendo o curso, apontando para temas sobre a importância da comunicação para organizações de impacto social, a mediação da imprensa na relação com a comunidade, a importância da reputação, entre outros.
Entre debates e reflexões, estão presentes também as atividades práticas, como preparo para entrevistas e atuação no meio ambiente das mídias sociais. Para Rosângela Florczak, decana da Escola, o Media Training representa a valorização das atividades de relevância social.
“Apoiar uma área fundamental como a da Segurança Pública e capacitar seus porta-vozes é uma forma de evidenciar a importância da comunicação para que a sociedade desenvolva relações saudáveis e equilibradas, baseadas em serviços que sejam efetivos e bem compreendidos pelos cidadãos”, aponta Rosângela.
O coronel Luigi Gustavo Soares, diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, comenta sobre a magnitude da parceria entre a Universidade e a Brigada Militar.
“Ambas precisam estar alinhadas às necessidades comunitárias e apesar de ser um curso muito importante para os nossos comandantes, acredito que as duas instituições serão beneficiadas mutuamente, com essa grande troca de experiências”, declara Luigi.
A capacitação está sendo realizada no prédio 7, e a organização é gerenciada pela Educação Continuada (Educon), da PUCRS.